25 de julho de 2026
NotíciasNotícias 24hs

Anta chega ao BioParque do Rio e público pode escolher seu nome

Novo morador passa a conviver com capivaras, tamanduás-bandeira e veados-catingueiros em uma área que reproduz características do Cerrado brasileiro
Toco, Antônio, Baru, Ipê ou Tapir? O público poderá escolher o nome do novo morador do BioParque do Rio, uma anta macho de 15 anos que acaba de chegar ao zoológico. Considerada o maior mamífero terrestre do Brasil, a espécie está ameaçada de extinção e desempenha um papel importante na manutenção das florestas. A votação acontece pelo Instagram do atrativo (@bioparquedorio) até dia 29 de julho (quarta-feira). As opções fazem referência a características do animal, elementos da natureza brasileira e até ao universo da animação.
O animal passa a integrar a área do Cerrado, bioma brasileiro marcado por uma rica diversidade de espécies e paisagens. Considerada uma importante dispersora de sementes, a anta ajuda a espalhar pelo ambiente as sementes dos frutos que consome, contribuindo para o surgimento de novas plantas. No recinto, ele vai conviver com as capivaras Caju, Castanha, Juliana e Capivaldo, os veados-catingueiros Aurora e Joca e as tamanduás-bandeira Gaia e Maria Cupim, além de outros representantes da fauna brasileira. A integração em um mesmo espaço permite que os visitantes observem de perto diferentes espécies e conheçam mais sobre os cuidados necessários para a conservação da fauna nativa.
A chegada da anta amplia a lista de moradores que podem ser conhecidos pelo público durante um passeio pelo zoológico. Localizado dentro da Quinta da Boa Vista, o BioParque do Rio abriga cerca de 650 animais de 124 espécies distribuídos em 56 recintos. Entre os moradores mais conhecidos estão o leão Simba, os hipopótamos Tim e Bocão, a elefanta Koala e o urso-de-óculos Baloo. Além da observação da fauna, o espaço oferece atrações interativas para os pequenos, opções gastronômicas para toda a família, loja de lembranças, tirolesa e estacionamento próprio, proporcionando uma experiência completa e segura.
E ainda dá tempo de conhecer a Caravana do Silvinho

A última semana das férias escolares ganham uma programação especial no BioParque do Rio, com a Caravana do Silvinho, exposição em homenagem a Silvio Santos que permanece em cartaz até o dia 31 de julho. A mostra convida visitantes de todas as idades a percorrerem o parque e contemplarem 45 esculturas personalizadas por diferentes artistas enquanto conhecem os animais e aproveitam o funcionamento especial durante o período, diariamente, das 9h às 17h.
Produzidas em fibra de vidro e customizadas por artistas de diferentes regiões do país, as esculturas criam um percurso artístico dentro do zoológico, aproximando a memória de um dos maiores comunicadores brasileiros de uma experiência de lazer em família. A exposição transforma a visita em um passeio de descoberta, com pontos para registros e momentos compartilhados entre crianças, pais e avós.

Escolha o nome

A votação está disponível no Instagram do BioParque do Rio (@bioparquedorio) até dia 29 de julho. Conheça as opções:

  • Toco – nome forte, carinhoso e simpático.
  • Antônio – um trocadilho com a palavra anta.
  • Baru – fruto nativo do Cerrado brasileiro.
  • Ipê – em homenagem à árvore símbolo do Brasil, representando força e resistência.
  • Tapir – referência ao filme Encanto, da Disney.

BioParque do Rio

Endereço: Parque da Quinta da Boa Vista, s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: todos os dias durante o mês de julho, das 9h às 17h, com última entrada às 16h
Mais informações e ingressos: www.bioparquedorio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *