14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Angra: Oficinas da Cidadania chega ao Provetá

A comunidade de Provetá, na Ilha Grande, celebrou na tarde desta última quinta-feira (4), a chegada do projeto Oficinas da Cidadania, que terá um espaço dedicado ao desenvolvimento e capacitação dos moradores locais. O projeto visa proporcionar oportunidades educacionais e recreativas para a população que vive hoje na comunidade.

Inicialmente, a Oficina da Cidadania oferecerá cursos de rede e pescas, área de grande relevância para a economia local. Além disso, serão ministradas aulas de futebol, proporcionando uma alternativa de lazer e incentivando à prática esportiva entre os jovens. As Oficinas da Cidadania já são realizadas em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do continente, e agora chega no Provetá, que é a segunda maior comunidade da Ilha Grande com mais de 1.500 moradores.

As Oficinas de Cidadania no município fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço oferecido para complementar o trabalho social com famílias realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif). A pesca é uma atividade tradicional no Provetá, e os cursos de rede de pescas têm como objetivo aprimorar as habilidades e dos pescadores e repassar esse ensino para as futuras gerações, promovendo práticas mais eficientes e sustentáveis.

 

– Depois de iniciarmos o trabalho do Cras Marítimo indo até as ilhas, agora uma nova conquista, que é as Oficinas da Cidadania chegando do Provetá. Esse é um projeto que tem o intuito de levar conhecimento e capacitação aos moradores e um incentivo às atividades físicas, com a aulas de futebol – comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê.

 

Para muitos moradores, a inauguração da Oficina da Cidadania representa uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e melhorar suas condições de trabalho, enquanto as aulas de futebol oferecem um espaço para a convivência e o desenvolvimento físico e social das crianças e adolescentes que vivem no local.

 

– Estou muito feliz de poder acompanha no Provetá esse projeto incrível que são as Oficinas da Cidadania. Importante também é manter viva a cultura e tradição do local em relação à fabricação das redes de pesca. Um trabalho manual e uma profissão difícil de encontrar nos dias de hoje, por isso é fundamental repassar esse ensino para as novas gerações – comentou o prefeito Fernando Jordão.

 

A inauguração da Oficina da Cidadania marca um passo importante para o fortalecimento da comunidade de Provetá, oferecendo recursos e oportunidades para que os moradores possam crescer e prosperar em suas atividades cotidianas.

 

– Como morador do Provetá e agora professor da oficina das redes de pesca, estou muito feliz com essa oportunidade de levar esse ensino para os moradores aqui da comunidade que têm o desejo de aprender esse ofício tão importante. Só temos motivo para comemorar e agradecer – comemorou Timóteo Soares, pastor e professor do curso de Rede de Pescas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *