Alunos da rede estadual de ensino podem participar do prêmio Rio de Letras Firjan Sesi

iniciativa vai premiar estudantes do Ensino Médio nas categorias: conto, crônica e poesia. As inscrições vão até 31 de julho

 

Já pensou em ter seu texto produzido nas aulas de Língua Portuguesa, Redação ou Literatura, sendo premiado pela Firjan SESI e pela Academia Brasileira de Letras (ABL)? Pois esta oportunidade será possível por meio do prêmio Rio de Letras Firjan Sesi que vai reconhecer os melhores textos escritos com o tema “Histórias de Diversidade” nas categorias: conto, crônica e poesia. Os estudantes poderão se inscrever até 31 de julho.

A secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, destaca a importância dessa premiação para estimular a escrita literária.

— Essa iniciativa evidencia a relevância da leitura e da escrita para a nossa formação, pois nos tornam cidadãos mais críticos e engajados. A premiação é uma ótima oportunidade para os nossos alunos colocarem a mão na massa e estarem mais ativos — destacou a secretária.

A professora Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ reforça esse convite.

— É com grande entusiasmo que convido os alunos a participarem. A literatura, a arte e o poder transformador da escrita são ferramentas poderosas que têm o potencial de nos emocionar. Através da literatura, podemos expressar nossas emoções, compartilhar nossas histórias e inspirar aqueles que nos leem — disse a subsecretária.

O concurso reunirá também estudantes das escolas Firjan Sesi e trabalhadores da indústria fluminense. O trabalho dos candidatos será avaliado por uma banca composta pelos acadêmicos da ABL e os vencedores ganharão tablets. As escolas, os professores e as regionais dos alunos vencedores também serão contemplados: os professores ganharão dispositivos de leitura para livros digitais e a escola, um acervo de 50 títulos escolhidos pela ABL. A premiação está prevista para novembro.

 

Saiba mais sobre como participar

 

Cada um dos colégios estaduais com turmas de Ensino Médio do Rio de Janeiro poderá inscrever um trabalho para cada subcategoria e modalidade textual. É importante destacar que cada unidade escolar deverá organizar a divulgação, as discussões sobre a temática e sobre os gêneros textuais envolvidos e promover seletiva interna (sua atribuição exclusiva), sem a participação do Sesi-RJ ou da ABL, de modo a escolher os textos selecionados para em seguida, enviá-los à sua coordenadoria regional. Cada colégio estadual poderá inscrever até nove trabalhos.

A unidade escolar deverá enviar os trabalhos selecionados para a sua coordenadoria regional, que promoverá outra seletiva interna, escolhendo um trabalho para cada subcategoria e modalidade textual para ser inscrito no prêmio. A coordenadoria regional deverá inscrever os trabalhos selecionados por ela, por meio do formulário eletrônico disponível na página oficial do Prêmio Rio de Letras – Firjan Sesi, no site (clique aqui), até o dia 31 de julho de 2024. O formulário eletrônico será encerrado automaticamente após essa data e horário, não sendo possível o envio de inscrição posterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *