Agricultores de Mesquita participam de curso de boas práticas de fabricação
Atividades práticas aconteceram nesta quarta-feira, dia 3 de maio, na sede da Agroindústria Familiar de Mesquita, em parceria com a Embrapa
Em Santa Terezinha, a Agroindústria Familiar de Mesquita sediou a parte prática do curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, oferecido a produtores agropecuários da cidade. Neste dia 3 de maio, quarta-feira, 17 profissionais puderam colocar a mão na massa para produzir polpas de acerola. Um dia antes, porém, eles adquiriram conhecimentos teóricos sobre a produção no auditório da Embrapa, em Guaratiba, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. A empresa é parceira de Mesquita na capacitação.
Presidente da Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ), Deise Dourado acompanhou todo o processo de produção, oferecendo os direcionamentos necessários. “Acredito bastante na formação continuada. É necessário estar sempre se aprimorando para ter excelência no trabalho e melhorar a produtividade. Mas não queremos parar por aí. A ideia é fazer também curso de plantios e outros segmentos”, revela. Ao final do curso, os profissionais receberam certificados de participação.
Além disso, na semana passada, a equipe técnica da Embrapa esteve na Agroindústria Familiar de Mesquita para conhecer o espaço. Parceira do município, a empresa é focada na inovação e na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária do Brasil.
“Com a estrutura da nossa agroindústria, a parte prática do curso foi bem proveitosa. Recentemente, recebemos uma câmara fria para armazenar as polpas depois de prontas”, conta Fábio Villas Bôas, engenheiro agrônomo da prefeitura. “Outro plano nosso é agregar os próprios munícipes na área de alimentos, para estimulá-los e envolvê-los nessas questões, que podem ser do interesse deles. No entanto, isso é algo mais complexo e que demanda um tempo maior”, pontua Glauber Figueiredo, subsecretário municipal de Agricultura de Mesquita.
Produção de polpas
Antes de chegarem à fase de polpa, as frutas passam por alguns tratamentos. Primeiro, a equipe da COOPAMESQ seleciona as melhores e realiza a pré-higienização. Depois disso, as frutas recebem o hipoclorito, que é uma solução preparada e exclusiva à higienização para, então, serem lavadas na máquina, retirando o excesso da solução. A etapa seguinte é a seleção final.
Na sala de produção, as frutas são, enfim, despolpadas e sofrem um processo de de verificação do teor de sólidos solúveis. Depois de pesadas e ensacadas, elas vão para o congelador e ficam prontas para a comercialização. Essa última fase acontece a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.
Agroindústria Familiar de Mesquita
Desde 2017, o equipamento possui agricultores cadastrados para efetuarem todo o processo envolvendo as polpas de frutas. Foi nesse ano que a cidade teve o registro concedido para comercializar até nove tipos de polpas diferentes. A atividade é situada em Santa Terezinha, próximo à Praça João Pontes, também conhecida como Praça Sete Anões.