7 de setembro de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Agosto Dourado em Itatiaia estimula a importância do aleitamento materno

“Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”. Este é o tema de 2024 da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 01 a 07 de agosto. No Brasil, a campanha Agosto Dourado foi estendida para todo este mês. Em Itatiaia, de acordo com a enfermeira Lariane Maia Roque, Coordenadora da Clínica da Mulher e do Paismca (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente) do município, as ações da campanha vão acontecer a partir do dia 07, com as gestantes do PNAR (Pré-Natal de Alto Risco), prosseguindo durante todo o mês nas atividades com as mães e gestantes nas Unidades de Saúde da Família de toda a cidade.
“As atividades serão encerradas no dia 28 de agosto, com um evento, na Câmara Municipal, voltado para todas as gestantes e mães atendidas nas nossas nove unidades de saúde da rede pública municipal. Mas as ações de estímulo ao aleitamento materno vão acontecer diariamente, além do trabalho que estamos desenvolvendo para que sejamos certificados como IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação)”, explica
Lariane lembra que o dourado da campanha é uma referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a alimentação dos bebês. Segundo ela, a campanha Agosto Dourado busca valorizar a disseminação de informações e ações que destaquem a importância da amamentação. A Coordenadora da Clínica da Mulher e do Paismca lembra que o aleitamento materno protege o bebê de inúmeras doenças, como a diarreia e as infecções respiratórias.
– O leite materno é apontado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde como o melhor alimento que um bebê pode ter. Ele também reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Além disso, amamentar os bebês imediatamente após o nascimento reduz a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28° dia de vida. A recomendação é de que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses e, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos – informa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *