Ações integradas entre a Guarda Civil Municipal, Trânsito e a Polícia Militar
Objetivo dessa sinergia é preservar a ordem e a proteção do patrimônio público de Mesquita
Diariamente, agentes da Guarda Civil Municipal realizam ações integradas com a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito e com a Polícia Militar para preservar a ordem e a proteção do patrimônio público de Mesquita. As atividades consistem em baseamentos e patrulhamentos das vias da cidade, sendo auxiliados pelo monitoramento em tempo real por meio das câmeras e drones do Centro de Controle Operacional (CCO). Os chamados são feitos através de ofícios para a sede da Guarda Civil, que, prontamente, organiza a logística entre os diferentes órgãos e o remanejamento dos agentes locais.
“As equipes da Guarda Municipal e do Trânsito se posicionam estrategicamente próximas aos locais designados para as abordagens policiais. É uma forma de apoiarmos o trabalho do 20º Batalhão de Polícia Militar, prestando suportes viários e de segurança. No caso da Guarda, por exemplo, auxiliamos com o uso do nosso armamento menos letal. A ideia é juntar forças para aumentar o alcance e, assim, fazer um trabalho cada vez melhor”, defende a subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita e coordenadora-geral do CCO, Renata Paranhos.
As ações são divididas por localidades e horários, sendo acompanhadas pelos profissionais de CFTV (sistema de televisão que distribui os sinais das câmeras) do CCO. Ao final dos respectivos turnos, os agentes de campo fornecem os dados das operações à Coordenadoria do CCO, que são repassados posteriormente à Diretoria Operacional da Guarda Civil Municipal. Assim, é possível construir relatórios para a promoção de análises sobre a eficácia das estratégias aplicadas nas operações. Vale lembrar que o Centro de Controle Operacional de Mesquita está em fase de implementação e será inaugurado em breve.