Rio inicia operação de reordenamento na Rua Uruguaiana; 75 ambulantes serão autorizados a atuar na região
A Prefeitura do Rio inicia nesta segunda-feira (8) a operação de reordenamento público na região da Rua Uruguaiana, no Centro. Ao todo, 75 ambulantes foram legalizados e autorizados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) a atuar na região.
A ação tem como objetivo garantir o cumprimento das regras estabelecidas para o comércio ambulante e o uso de área pública. Os agentes contam com o apoio da Polícia Militar.
“Fizemos um estudo de viabilidade técnica e vistorias nos locais para que possamos acomodar os ambulantes de forma padronizada e organizada e para as calçadas fiquem livres para os pedestres e as portas das lojas liberadas”, disse o secretário Breno Carnevale.
Nas últimas duas semanas, a Coordenadoria de Controle Urbano, vinculada à Seop, realizou um mapeamento e identificou 120 vendedores em condições de regularização.
Foi elaborado um projeto para o assentamento dos 75 profissionais no trecho da Rua Uruguaiana que fica entre as ruas Buenos Aires e Carioca. Todos receberão equipamentos padronizados para montar as barracas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/R/q/iwkE6rTJyFIyo6v8uJtg/bdrj-reordenamento1.jpeg)
Os outros 45 ambulantes poderão se regularizar em outros pontos da cidade e serão encaminhados à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
O setor de inteligência da Seop detectou e um outro grupo de ambulantes, que fica na região do camelódromo, está relacionado a crimes de receptação, especialmente de telefones celulares roubados e furtados na cidade.
A prefeitura vai realizar fiscalizações nos boxes.