Cotado ao STF, presidente do TCU assina compromisso racial

Um dos cotados para ser indicado ao STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, assinou nesta segunda-feira (2) uma carta com compromissos sobre diversidade racial.

 

Ele recebeu Frei David e lideranças da Educafro, entidade que busca promover a diversidade racial por meio de iniciativas na área de educação.

Entre os pontos listados na carta-compromisso estão estabelecer um Orçamento sensível à equidade racial, avaliação e implementação de políticas de cotas, proteção de quilombolas e valorização da diversidade no TCU.

Em janeiro, quando assumiu a presidência da corte de contas, Dantas criou uma Diretoria de Fiscalização de Políticas de Equidade e Direitos Humanos.

A questão racial tem permeado as discussões sobre a próxima indicação ao STF. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido pressionado a indicar uma mulher negra para o posto, mas tende a indicar um homem de sua confiança. Estão no páreo, além de Dantas, os ministros Flávio Dino (Justiça) e Jorge Messias (AGU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *