Desarme do reator leva Eletronuclear a desligar a usina nuclear Angra 1
A usina nuclear Angra 1, situada no complexo de Itaorna, em Angra dos Reis/RJ, na costa verde, foi desligada, na tarde da ultima quarta-feira,19, por volta das 14h32, pela Eletronuclear que administra a central. A empresa informou que a decisão foi depois de um desarme do reator, ocorrido durante teste de operação das barras de controle.
Ainda de acordo com informações da empresa “a unidade foi estabilizada. Todos os procedimentos operacionais previstos neste caso foram executados e os equipamentos de segurança operaram de forma eficaz. Não houve qualquer tipo de risco para os trabalhadores do complexo nuclear, população e Meio Ambiente”. A Eletronuclear não informou a volta de Angra 1 ao sistema elétrico de produção de energia.
Angra 1 foi a primeira usina nuclear brasileira a entrar em operação comercial em 1985. Até ser desligada ( na tarde de hoje) sua produção era de 640 megawatts de potência, o suficiente para garantir o abastecimento de uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes.