Prefeitura de Meriti realiza mobilização pelo Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
Ação faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e da campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil
A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na sexta-feira (12/06), em frente à sua sede, na Avenida Presidente Lincoln, em Jardim Meriti, uma mobilização em prol do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Nesta data é celebrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
Criado em 1996, o PETI faz parte da Política Nacional de Assistência Social e é um dos serviços inerentes ao Sistema Único da Assistência Social (Suas). O objetivo do programa intersetorial é o enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes menores de 16 anos, com ou sem remuneração e, principalmente, em ambientes sem segurança, considerados perigosos e insalubres. Exceto o caso de jovens aprendizes, após os 14 anos completos.
E como forma de difundir e reforçar a conscientização no município, integrantes da Secretaria de Assistência Social levaram às ruas a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, com panfletagem no trânsito para motoristas e motociclistas e conversas com transeuntes, orientando, inclusive, a denúncia por meio do Disque 100 em casos de suspeitas.
A secretária municipal de Assistência Social, Roberta Queiroz, enfatizou a necessidade do assunto ser divulgado e destacou que quando isso ocorre há uma violação contra as crianças. “Essa ação de hoje tem uma importância muito grande. Quando há crianças num sinal, numa praça vendendo bala, por exemplo, estão cometendo uma violência, um abuso à integridade física e emocional delas. A intenção é combater qualquer meio de trabalho infantil. As crianças precisam estar dentro das escolas”, relatou Roberta Queiroz.
“A criança precisa estar dedicada à escola, ao seu intelecto e não preocupada em estar contribuindo nas finanças da casa. E conscientizando, sensibilizando cada vez mais a população, a gente investe em crianças e adolescentes com um futuro melhor”, completou Carla Fernandes, Assessora Especial do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no município.
Moradora de Belford Roxo, a costureira Alzira Rodrigues, 66 anos, corroborou que o foco nas crianças deve ser exclusivamente na educação e no desenvolvimento escolar.
“Isso aí não existe para a criança. A criança tem que ir para a escola, estudar e ter uma educação melhor. E tem famílias que não veem isso. Colocam a criança para vender nas ruas, para pedir dinheiro. Isso não contribui para o desenvolvimento da criança”, acrescentou Alzira Rodrigues.

