Morre Ricardo Vooght, veterano da dublagem brasileira
O mundo da dublagem brasileira perdeu uma de suas vozes marcantes. Faleceu o ator e dublador Ricardo Pereira de Vooght, profissional que dedicou décadas de sua vida à arte de interpretar personagens para o público brasileiro Ele tinha 72 anos trabalhou na Delart, VTI, Telecine e Sincrovídeo.
Conhecido por sua presença constante em estúdios de dublagem e por seu trabalho em diversos filmes, séries e animações, Ricardo construiu uma carreira respeitada dentro da indústria, conquistando colegas e fãs com seu talento e profissionalismo.
A notícia de sua morte gerou manifestações de pesar entre profissionais da dublagem e admiradores do trabalho desses artistas que ajudam a dar vida em português a personagens do cinema, televisão e animação.
Uma carreira dedicada à dublagem
Ao longo de sua trajetória, Ricardo Pereira de Vooght participou de inúmeras produções que chegaram ao público brasileiro através da dublagem.
Seu trabalho fez parte de uma geração de profissionais responsáveis por consolidar a dublagem nacional como uma das mais respeitadas do mundo, reconhecida pela qualidade das interpretações e pela adaptação cuidadosa de personagens estrangeiros para o público brasileiro.
Durante décadas, ele trabalhou em diversos estúdios e participou de produções que marcaram diferentes épocas da televisão e do cinema no Brasil.
Personagens e trabalhos marcantes de Ricardo Pereira de Vooght
Ao longo de décadas na dublagem brasileira, Ricardo Pereira de Vooghtparticipou de diversas produções de animação, séries e filmes, deixando sua voz registrada em personagens conhecidos do público.
Entre alguns de seus trabalhos mais lembrados estão:
Animações e desenhos
- Fogo Selvagem / Fogo Fátuo em Ben 10: Força Alienígena
- Sr. Destino em Liga da Justiça Sem Limites
- Deadshot / Pistoleiro em Liga da Justiça
- Major Glória em O Laboratório de Dexter
- Bicho-Papão em As Meninas Super Poderosas
- Andromon em Digimon (segunda voz)
- Risho em Yu Yu Hakusho (redublagem)
Séries live-action
- Spike (James Marsters) em Buffy: A Caça-Vampiros e Angel
- Scorpius em Power Rangers: Galáxia Perdida
- Capitão Logan em Power Rangers: Força do Tempo
- Retinax em Power Rangers: Força Animal
Filmes
- Participações em dublagens de produções como:
- Guerra dos Mundos
- Colateral
- 007: Permissão Para Matar
- Um Príncipe em Nova Iorque
Além do trabalho como dublador, Ricardo também atuou como locutor e diretor de dublagem, sendo por muitos anos uma voz bastante presente no estúdio Cinevídeo, um dos importantes polos de dublagem do Rio de Janeiro.
Em 2009 participou do Curta-Metragem, Alguém Tem Que Honrar Essa Derrota, de Leonardo Steves.

