21 de janeiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Rio atua em Itaguaí e reforça prontidão contra efeitos das chuvas em todo o estado

Maquinário auxilia na limpeza e na redução dos impactos causados pelas tempestades dos últimos dias

 

O Governo do Rio de Janeiro, por meio das secretarias de Cidades e de Infraestrutura e Obras Públicas, enviou 25 maquinários à cidade de Itaguaí, na Baixada Fluminense, para auxiliar na limpeza e na redução dos impactos causados pelas chuvas que atingiram a região nos últimos dias . As autoridades, que integram o do Comitê Permanente de Chuvas, seguem monitorando a situação em todo o estado e mantém equipes de fiscalização, engenharia e gestão de impacto social de prontidão para atuar em caso de emergência.

– Permanecemos em contato com a prefeitura de Itaguaí para garantir a segurança da população. Desde ontem, pelo menos 15 maquinários já estão em atividade no município para auxiliar na redução dos danos causados pelo grande volume de chuvas. Nossas equipes seguem atentas e prontas para atuar em caso de emergência – afirmou o governador Cláudio Castro.

Até o momento, já foram enviadas para a cidade nove retroescavadeiras, sete caminhões, duas pás carregadeiras, além de uma retroescavadeira, quatro caminhões-pipa e três caminhões vácuo – veículo equipado com mangueiras de alta pressão e tubos de sucção para fazer a limpeza e retirada de detritos e entulhos deixados nas ruas pelas chuvas. 

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, monitora os efeitos das chuvas no estado e as ações realizadas para ajudar os locais que precisam de apoio.

– Estamos acompanhando desde a tarde desta segunda-feira o volume de chuva no estado. Os técnicos da secretaria se reuniram com a Defesa Civil e a Prefeitura de Itaguaí para definir as ações para desobstrução e limpeza das áreas mais críticas. Seguimos atentos para atuar imediatamente para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível – destacou o secretário.

 
Meteorologia  
 

 

As condições meteorológicas no estado decorrem da formação de um canal de umidade sobre a região sudeste. São previstos volumes de chuva de intensidade fraca a moderada nas regiões do Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Baía de Guanabara, Rio Dois Rios, Macaé e das Ostras e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Nas demais localidades do estado, há previsão de chuva fraca.


Devido aos acumulados pluviométricos, permanecem as condições de risco alto de deslizamento para os municípios de Petrópolis e Duque de Caxias, e risco moderado para Angra dos Reis, Itaguaí, Teresópolis, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Cachoeiras de Macacu, Macaé, Itaperuna, Laje do Muriaé e Natividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *