Projeto ‘Por Elas’ de futebol feminino é lançado em Belford Roxo com homenagem à vice-prefeita
O projeto “Por Elas – Centro de Performance Esportiva” de futebol feminino – que funciona dentro do Programa Viva Bem, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer -, foi lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira (03/12), em Belford Roxo. O projeto iniciado, no dia 5 de novembro, com o apoio da Prefeitura de Belford Roxo, oferece treinamento de futebol feminino para até 90 meninas, no Campo do Zé Macaco, no bairro Andrade de Araújo. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e atende jovens de 13 a 18 anos.
O lançamento contou com uma homenagem especial à vice-prefeita Mariana Malta, aniversariante da semana e madrinha do projeto. Participaram também, alunas, familiares, corpo técnico do projeto e os secretários municipais de Conservação, Comunicação Social e Combate à Fome, Clécio Jefferson, Marcos Paulo Ribeiro Lopes e Marcelle da Silva.
“O projeto é muito bom. Agradeço pelo carinho. Precisamos de mais mulheres ocupando áreas de destaques na nossa sociedade. Somos a maioria da população. Incentivar a prática esportiva e o futebol feminino sempre será algo importante para Prefeitura de Belford Roxo”, destacou a vice-prefeita Mariana Malta, que ganhou um bolo de aniversário e um lindo buquê de flores das mãos das pequenas Mayla e Lorena, que integram o projeto kids do “Por Elas”.
PROJETO POR ELAS
O “Por Elas” é uma iniciativa privada e autônoma que acredita no poder do esporte para transformar vidas. Com o apoio da Prefeitura de Belford Roxo e o patrocínio de comerciantes e empresários, oferece uma estrutura de ponta, acompanhamento técnico e físico, totalmente gratuito para atletas do futebol feminino. Elas têm espaço, apoio e oportunidades para crescer dentro e fora de campo. As inscrições são realizadas através do link disponível no Instagram oficial: @porelascpe.
“Hoje é um dia muito especial, reunimos aqui pessoas que acreditam no poder da mudança, no valor das meninas e no impacto que o esporte é capaz de gerar. Estamos aqui também para celebramos o aniversário da nossa ‘madrinha’ e vice-prefeita Mariana Malta, a quem enaltecemos por sua força, representatividade e apoio incondicional. Pra mim, essa é a oportunidade de agradecer a Deus, o privilégio de servir, acreditar e oportunizar ao próximo uma chance de recomeçar”, destacou a coordenadora do “Por Elas”, Taís Lira, que também fez um agradecimento especial ao apoio do prefeito Márcio Canella, da vice Mariana Malta, dos secretários Chefe de Gabinete, Marcelo Canella e Comunicação Social, Marcos Paulo Ribeiro Lopes, Clécio Jefferson (Conservação) pelo apoio estrutural, além dos secretários municipais de Educação, Assistência Social e Saúde.
PERFORMANCE ESPORTIVA
Além do esporte, uma das exigências do projeto é a continuidade nos estudos. O “Por Elas” vai muito além de uma escolinha de futebol. Trata-se de um Centro de Performance Esportiva, que oferece condições técnicas, humanas e materiais para preparar as atletas para o mercado esportivo, com foco no desenvolvimento completo e na formação de jogadoras profissionais.
“Eu sempre gostei de futebol e isso só aumenta com minha paixão pelo Flamengo. Claro, que sonho em virar uma jogadora profissional. A Rainha Marta é uma inspiração. Tenho treinado forte, as meninas do projeto são bem atenciosas no fundamento”, disse a estudante e atacante Brenda Sofia, de 12 anos, moradora do bairro Barro Vermelho.
APOIO DE EMPREENDEDORES
Diversas empreendedoras e empresárias que apoiam o projeto, prestigiaram o lançamento com suas delícias e guloseimas para deleite dos participantes, como: Açaí da Gisa, Pastel da Patroa, Salgado Sabor e Arte, Iago Festas, Videll, Pop Ray, entre outros.
Uma das coordenadoras do projeto, Lorena Turbuk, explicou que o propósito do projeto é desenvolver habilidades desde os fundamentos do futebol até a construção da disciplina esportiva. “Aqui, elas aperfeiçoam toque de bola, domínio, cabeceio, passes, arremates e, principalmente, disciplina”, afirmou. Ela atua ao lado dos profissionais Wesley, Laila, Baresi e Éverton.
Com cinco profissionais dedicados, o projeto “Por Elas” tem como missão descobrir novos talentos, potencializar habilidades e preparar jovens atletas para o alto rendimento. Mais do que formar jogadoras, a iniciativa forma cidadãs, fortalecendo a autoestima, disciplina e a visão de futuro das meninas de Belford Roxo.
