Medalhista olímpico Thiago Pereira faz a alegria de crianças atendidas por projeto social de natação em Volta Redonda
Ex-atleta esteve presente no Parque Aquático Municipal nesta sexta-feira (17), para acompanhar as aulas no período da manhã e à tarde
Maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos e medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres 2012, Thiago Pereira fez a alegria das crianças atendidas pelo projeto “Nadando com Thiago Pereira” nesta sexta-feira (17), em Volta Redonda. O ex-atleta esteve presente no Parque Aquático Municipal, na Ilha São João, para acompanhar as aulas no período da manhã e à tarde. Após as aulas, teve distribuição de lanche e picolé para as crianças e adolescentes.
O projeto “Nadando com Thiago Pereira” oferece aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A iniciativa é realizada pelo Instituto Thiago Pereira, com patrocínio da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) – por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte – e em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).
Thiago Pereira ressaltou a importância de o projeto ter começado na cidade que ele nasceu e onde começou toda sua história no esporte. “O grande objetivo é a prática do esporte, é aprender a nadar, segurança aquática. Todo mundo me pergunta se um dia alguém vai poder sair e representar o Brasil, e é claro que pode, mas o mais importante de tudo é o estímulo inicial. Se depois eles gostarem e quiserem continuar, esse primeiro estímulo já foi. O grande intuito aqui é ensinar a nadar por segurança e, obviamente, o esporte em si. Eu falo sempre que o grande processo do esporte é o início, o ensinar, o praticar. Só 1% vai para as Olímpiadas e Jogos Pan-Americanos, mas o esporte em si é a maior ferramenta que a gente tem para saúde e educação”, disse.
“É com muita alegria que a gente está recebendo o Thiago. Volta Redonda é o núcleo número um do ‘Nadando com Thiago Pereira’ e sempre que posso eu agradeço o apoio da prefeitura, especialmente do nosso prefeito Neto, que abriu as portas para o filho da cidade, que tanto nos orgulhou. Eu como mãe, como secretária de Esporte, fico muito feliz de ver como ele estimula a natação e, principalmente, a natação com o objetivo de salvar vidas”, declarou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
“Nadando com Thiago Pereira”
O projeto tem 360 alunos (sendo 85% das vagas para estudantes da rede pública de ensino). As crianças e adolescentes têm duas aulas por semana no Parque Aquático Municipal: terça e quinta-feira, ou quarta e sexta-feira, com horários na parte da manhã e à tarde.
A metodologia das aulas é destinada ao salvamento aquático, em que as crianças passam por etapas e testes de sobrevivência aquática.
Todos os participantes recebem um kit de uniforme, que contém camiseta, casaco, calça, touca, óculos de natação, sunga para meninos e maiô para as meninas.