TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

38ª Semana de Tradições e Artes Negras Contemporâneas Zumbi dos Palmares em Duque de Caxias

Teve início nesta sexta-feira (17/11), na Câmara Municipal de Duque de Caxias, uma série de celebrações pelo Dia da Consciência Negra, que tem o dia 20 de novembro como data oficial para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. A agenda contará com várias ações culturais relacionadas ao movimento negro, a fim de conscientizar a população sobre a luta, a força, a resistência e a valorização das culturas de matrizes africanas, e se estenderá até a próxima segunda-feira.

Luana Guimarães – Presidente do COMDEDINEPIR

A abertura contou com uma palestra, que teve como tema o ‘Pacto Antirracista e suas diretrizes’, além de apresentações culturais como o “pagode do povo preto”, o cantor Wantuir e o show da banda afro Ojuaba Axé . Estiveram presentes algumas autoridades, como Janyr Menezes, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos; Luana Guimarães, presidente do COMDEDINEPIR e Yago Feitoza, coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio.

Presidente da Câmara – vereador Celso do Alba

No dia 19 acontecerá a missa Afro, na Catedral Santo Antônio, às 11h da manhã. Já no dia 20, a celebração será no calçadão, em frente ao monumento do Zumbi dos Palmares. No mesmo dia, às 16h acontecerá o sincretismo religioso, com a lavagem da estátua do líder negro, e às 18h será a vez da tradicional feijoada da Luana (evento gratuito).

‘’Nós queremos lembrar que a nossa luta continua. Zumbi dos Palmares representa o grito de ‘liberdade’. Estamos aqui para contar a nossa história, a dos nossos antepassados, nossos avôs, bisavós, tataravós, que construíram esse Brasil com sangue e com gemidos. Não podemos deixar de passar para as crianças nossa luta de liberdade, respeito e diferenças’’, relatou Candida Helena Machado, 9° conselheira do Condedinepir (Conselho Municipal de Direitos do Negro e da Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *