Jokic estreia em finais de NBA com triplo-duplo e recorde

Astro comanda vitória do Denver Nuggets e bate marca de assistências de um estreante em decisões da liga americana de basquete

Nikola Jokic teve uma estreia de gala nas finais da NBA. Na quinta-feira, o astro do Denver Nuggets foi decisivo na vitória sobre o Miami Heat no jogo 1 da final da liga americana de basquete. O sérvio de 28 anos foi apenas o segundo jogador da história a anotar um triplo-duplo em uma estreia em finais e ainda bateu o recorde de assistências de um estreante em decisões. Foram 27 pontos, as 14 assistências do recorde e 10 rebotes.

– A coisa mais importante é ganhar um jogo, e tento vencer um jogo de qualquer maneira possível. Não preciso arremessar, sei que não preciso de pontuação para afetar o jogo, e penso que fiz um bom trabalho. Todos que jogam contribuem, e isso é uma grande vitória – disse Jokic ainda na quadra.

Antes da atuação de gala de Nikola Jokic, apenas Jason Kidd havia estreado em decisões conseguindo um triplo-duplo, em 2002. Foi o 12º triplo-duplo do sérvio nos playoffs desta temporada.
As 14 assistências de Jokic além de lhe renderem o recorde de um estreante em finais também foi o recorde de um pivô em finais, superando ninguém menos que Bill Russell. O ícone dos Celtics, 11 vezes campeão da NBA e 5 vezes MVP, anotou 13 assistências em 1969.

E Jokic não foi o único astro dos Nuggets que brilhou nas assistências. Além de ter 26 pontos, Jamal Murray anotou 10 assistências. Assim, Jokic e Murray formaram apenas a terceira dupla da história da NBA a ter pelo menos 10 assistências cada em um jogo de final. O feito havia sido alcançado três vezes pela dupla Michael Jordan e Scottie Pippen e duas vezes pela dupla Magic Johnson e James Worthy.

Os Nuggets voltam a enfrentar o Heat no domingo, às 21h, no jogo 2 da série melhor de sete da final da NBA. A partida será novamente na Ball Arena.

Os jogos da série

Jogo 1: 01/06 – Miami Heat 93 x 104 Denver Nuggets, em Denver

Jogo 2: 04/06, 21h – Miami Heat x Denver Nuggets, em Denver

Jogo 3: 07/06, 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat, em Miami

Jogo 4: 09/06, 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat, em Miami

Jogo 5: 12/06, 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets, em Denver

Jogo 6: 15/06, 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat, em Miami

*Jogo 7: 18/06, 21h – Miami Heat x Denver Nuggets, em Denver

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *