17 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Vistoria encontra 50 sofás e poltronas descartados na Lagoa da Tijuca

Uma vistoria independente na última sexta-feira (8) encontrou cerca de 50 sofás e poltronas descartados irregularmente na Lagoa da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O Bom Dia Rio acompanhou o biólogo e ambientalista Mario Moscatelli em um giro pelo espelho d‘água. Embora existam telas de proteção para conter o lixo, muitos desses objetos vêm dos rios da área urbanizada de Jacarepaguá e acabam se espalhando por quilômetros até o mar.

“Com o agravamento do assoreamento, naquele dia que chover 400 milímetros e a maré estiver alta, vai ser a água que vai invadir a sua casa”, alertou Moscatelli.

Lixo é descartado de maneira irregular na Lagoa da Tijuca — Foto: Reprodução/ TV Globo
Lixo é descartado de maneira irregular na Lagoa da Tijuca

A poluição da região não é recente. Segundo Moscatelli, a crosta preta acumulada na superfície indica que há pelo menos 40 anos o esgoto se deposita no fundo das lagoas.

Dragagem tenta reduzir impacto ambiental

Para tentar reverter esse cenário, a Iguá Saneamento, concessionária responsável pela despoluição do complexo lagunar da Barra e Jacarepaguá, tem realizado ações de limpeza na área. Equipes utilizam dragas para remover sedimentos acumulados e filtram os resíduos antes de destiná-los adequadamente.

“Essas balsas especiais são acompanhadas dos instrumentos de dragagem que retiram o sedimento do fundo da lagoa. A gente retira isso, separa o que tem a possibilidade de ser reciclado do que não tem, para dar a destinação adequada”, explicou Leonardo Soares, diretor de Assuntos Corporativos da Iguá Saneamento.

Desde abril de 2024, mais de 5.300 balsas carregadas de sedimentos já foram retiradas da lagoa — o equivalente a quase 200 piscinas olímpicas. O objetivo da concessionária é alcançar a marca de mil balsas.

O projeto, previsto no contrato de concessão da Iguá, está atualmente concentrado na Lagoa da Tijuca. Além de reduzir a poluição, a iniciativa busca restabelecer a troca de água com o mar e minimizar o risco de grandes inundações na região.

Dragagem na Lagoa da Tijuca — Foto: Reprodução/TV Globo
Dragagem na Lagoa da Tijuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *