Vistoria dos Bombeiros veta realização de ensaios técnicos no Sambódromo do Rio
O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realizou uma vistoria no Sambódromo do Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (27) para analisar os equipamentos de segurança do local e emitiu uma notificação que não autoriza a realização dos ensaios técnicos. O veto tem caráter imediato pois, segundo as palavras da corporação, “a pista não apresenta as condições mínimas de segurança”.
Entre os problemas apontados pelos bombeiros estão defeitos nos volantes de acionamento dos hidrantes dos setores 5,6 e 9. Os fiscais também destacaram que não encontraram conectores e mangueiras em nenhum dos setores. (Veja a nota completa no fim da reportagem.)
A vistoria acontece após uma decisão da Justiça determinar que toda a documentação necessária para o funcionamento do local fosse apresentada em 24 horas.
A decisão é da juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, após uma ação popular, liminar, em caráter definitivo.
O pedido de liminar foi apresentado em ação popular ajuizada no início da tarde. O autor da ação, um advogado, pretende, liminarmente e, em caráter definitivo, a proibição da realização de ensaios técnicos para os desfiles de escola de samba na Marquês de Sapucaí a partir deste sábado.
Segundo o texto, o motivo é falta de documentação nos autos que deveria ter sido apresentada ao Corpo de Bombeiros. A magistrada mandou comunicar a decisão para os bombeiros e para a Polícia Militar. Depois disso, a corporação fez uma vistoria no local e comprovou os problemas.
De acordo com o coronel Leandro Monteiro, comandante do Corpo de Bombeiros no Estado do Rio de Janeiro, a Riotur e a corporação assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a regularização da documentação da Marquês de Sapucaí. No entanto, a papelada não havia sido entregue até o começo da noite de sexta.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) comunicou que, até as 20h desta sexta-feira, não foi intimada de qualquer decisão judicial acerca do Sambódromo do Rio. “Uma vez que isso aconteça, a entidade se manifestará em juízo e, se necessário, se comunicará com o público a respeito”, acrescentou.
Segundo os bombeiros, a decisão afeta os ensaios técnicos do final de semana. Passariam pela Marques de Sapucaí no sábado (28) as escolas da Série Ouro: União de Jacarepaguá, Acadêmicos de Vigário Geral, Unidos de Padre Miguel e Unidos Porto da Pedra. No domingo (29) seria a vez de Mocidade e Mangueira.
Nota do Corpo de Bombeiros:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, na noite desta sexta-feira (27/01), vistoria técnica nos equipamentos necessários para a liberação da pista do sambódromo para os ensaios técnicos. Após a inspeção, os Bombeiros emitiram notificação não autorizando a realização dos ensaios técnicos para o Carnaval 2023. O veto tem caráter imediato pois a pista não apresenta as condições mínimas de segurança.
Problemas encontrados na vistoria:
Defeitos nos volantes de acionamento dos hidrantes dos setores 5, 6 e 9;
Além disso, não foram encontrados conectores e mangueiras em nenhum dos setores”.