21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Vigilância Sanitária segue monitorando qualidade de produtos consumidos em Itatiaia 

 

O setor de Vigilância Sanitária de Itatiaia desde fevereiro vem coletando alimentos para envio ao LACEN – RJ, o Laboratório Central do Estado. A iniciativa atende o que foi pactuado com a Secretaria Estadual de Saúde, dentro do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos.

De acordo com o responsável pelo setor, Victor Schneider, são coletadas quatro amostras mensais, em estabelecimentos comerciais da cidade, de cinco tipos de alimentos: feijão, ovos, café, manteiga e água mineral, de variadas marcas. Tudo é colocado em um saco, lacrado, e enviado para análise do LACEN.

Segundo ele, a iniciativa é uma ação importante da Prefeitura para garantir a qualidade e segurança dos alimentos comercializados em Itatiaia. “Todos os laudos, até agora, vêm apresentando resultados satisfatórios. Essa iniciativa proporciona segurança para os comerciantes, que desta forma têm a certeza de que os fabricantes estão fornecendo a eles produtos de qualidade, bem como para os moradores de Itatiaia, que estão consumindo mercadorias de boa procedência”, frisa.

Victor Schneider lembra que são realizadas análises de microbiologia, microscopia e rotulagem. O Objetivo do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos é o de identificar eventuais falhas nos produtos que comprometam a qualidade e a segurança dos gêneros alimentícios ofertados aos consumidores. Segundo a Vigilância em Saúde, a atividade de coleta de amostras é um procedimento previsto na legislação.

– Este procedimento de coleta de amostras de alimentos para análise, com produtos específicos, pré-determinados pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, se transformou em uma de nossas rotinas – salienta Schneider.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *