Verstappen iguala Nelson Piquet e atinge feito raro na Fórmula 1

A etapa de Abu Dhabi, última da Fórmula 1 na temporada de 2024, confirmou um feito raro de Max Verstappen. O piloto holandês igualou o sogro Nelson Piquet e conseguiu conquistar o título de pilotos com um carro que não ficou entre os dois melhores colocados no campeonato de construtores, disputado desde 1958.

Muito por conta das más exibições de Sergio Pérez, oitavo colocado no campeonato de pilotos, a RBR terminou só na terceira colocação na temporada, com 589 pontos. O feito de vencer com uma equipe abaixo das duas primeiras posições entre as construtoras só foi alcançado em outras duas oportunidades na história.

 

A primeira foi com Keke Rosberg, na temporada de 1982. Na ocasião, o piloto venceu o campeonato com a Williams, mas a equipe só conquistou 58 pontos e terminou no quarto lugar. Outros três nomes integraram o time na temporada: Carlos Reutemann, nas duas primeiras corridas; Mario Andretti, na terceira prova e Derek Daly, entre a quinta e a 16ª etapa.

 

No ano seguinte, foi a vez de Nelson Piquet conquistar o campeonato de pilotos pela Brabham. Apesar disso, a equipe não tinha o melhor carro e terminou na terceira posição entre as construtoras, atrás de Ferrari e Renault. O brasileiro formava dupla com o italiano Riccardo Patrese.

Nelson Piquet com sua Brabham-BMW no GP do Brasil de 1983, em Jacarepaguá — Foto: Hoch Zwei/Corbis via Getty Images
Nelson Piquet com sua Brabham-BMW no GP do Brasil de 1983, em Jacarepaguá

Campeões sem título de construtores

Desde 1958, quando o campeonato de construtores começou a ser disputado, o piloto campeão não fez parte da melhor equipe do ano em 12 oportunidades. A primeira foi logo no ano de estreia, com o triunfo de Mike Hawthorn pela Ferrari – naquela temporada, a Vanwall foi a escuderia ganhadora, e os italianos terminaram no segundo lugar.

Além de ter igualado o feito de Nelson Piquet, Max Verstappen também se junta ao tricampeão em outra curiosidade: foi o único piloto que conseguiu vencer sem o melhor carro por mais de uma vez. O holandês foi campeão pela primeira vez em 2021, ano em que a Mercedes teve desempenho superior ao da RBR.

Nelson Piquet, antes de ter vencido em 1983, já havia sido campeão em 1981 pela Brabham com carro que terminou em segundo no campeonato de construtores, atrás da Williams. Veja a lista com os pilotos que superaram os limites da máquina que dirigiam:

Campeões sem o melhor carro

ANO PILOTO EQUIPE CAMPEÃ DE CONSTRUTORES
1958 Mike Hawthorn Ferrari (2ª colocada) Vanwall
1973 Jackie Stewart Tyrrell (2ª colocada) Lotus
1976 James Hunt McLaren (2ª colocada) Ferrari
1981 Nelson Piquet Brabham (2ª colocada) Williams
1982 Keke Rosberg Williams (4ª colocada) Ferrari
1983 Nelson Piquet Brabham (3ª colocada) Ferrari
1986 Alain Prost McLaren (2ª colocada) Williams
1994 Michael Schumacher Benetton (2ª colocada) Williams
1999 Mika Hakkinen McLaren (2ª colocada) Ferrari
2008 Lewis Hamilton McLaren (2ª colocada) Ferrari
2021 Max Verstappen RBR (2ª colocada) Mercedes
2024 Max Verstappen RBR (3ª colocada) McLaren

Festa no sábado também repetiu feito do sogro

O tetra de Verstappen, confirmado com duas corridas de antecedência no GP de Las Vegas, veio em um sábado. Essa foi a segunda vez que o piloto faturou um título fora do dia tradicional de corridas na F1 – em 2023, ele garantiu o resultado ainda na corrida sprint do GP do Catar no sábado. Neste ano, a conquista se antecipou porque a prova na Cidade do Pecado é no sábado, no horário local.

Nelson Piquet comemora o primeiro título na F1, em 1981 — Foto: Divulgação/FOM
Nelson Piquet comemora o primeiro título na F1, em 1981

O feito do holandês também igualou o sogro Piquet: o primeiro título do brasileiro, em 1981, veio no GP de Las Vegas também em um sábado. Na ocasião, ele chegou em quinto lugar, e a prova foi vencida por Alan Jones.

O resultado fez Piquet superar o argentino Carlos Reutemann no Mundial por um ponto, com 50 contra 49 do rival. O bicampeonato do brasileiro também chegou em um sábado, mas em 1983, no GP da África do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *