TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Velório de Bento 16 começa no Vaticano, e fiéis fazem fila para homenagens

Milhares de pessoas foram hoje ao Vaticano no primeiro dia do velório do papa emérito Bento 16, que morreu no sábado (31), aos 95 anos. O corpo do sacerdote será exposto na Basílica de São Pedro até quinta-feira (5), quando ocorrerá o funeral. A cerimônia será feita pelo papa Francisco.

Será a primeira vez na história da Igreja Católica que um papa em exercício enterrará outro sacerdote. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas, incluindo chefes de estado e líderes de outras religiões, ao funeral do 265º papa da história. A cerimônia começará às 5h30 (horário de Brasília) e será simples, como pediu Bento 16. Ele será sepultado nas grutas vaticanas, onde se encontram os túmulos dos papas, informou o Vaticano em um comunicado.

O corpo do papa emérito foi transferido nesta segunda-feira de manhã para a Basílica de São Pedro e ficará exposto ao público entre 9h e 19h, no horário local. Na terça-feira, o público poderá prestar sua homenagem entre 6h e 18h. A entrada é gratuita e não é preciso reservar hora.

Fieis e premiê italiana prestam homenagens

Uma das primeiras visitantes foi a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que chegou cedo ao local.

A fila de fiéis na praça de São Pedro começou a se formar de madrugada. “Cheguei às 6h. Para mim, parece normal homenageá-lo depois de tudo o que ele fez para a igreja”, disse Anna-Maria, uma freira italiana. O Vaticano divulgou neste domingo as primeiras fotos do corpo do papa emérito, o segundo da história da igreja a renunciar ao pontificado.

No ano de 1294, Celestino 5º abdicou antes de ser consagrado. Na época, ele alegou não ter mais “forças” para exercer a função em razão de sua idade avançada. Bento 16 tinha dificuldades para andar e foi aconselhado pelos médicos a evitar as viagens transatlânticas.

Nova etapa: Francisco poderá renunciar? A morte de Bento 16 também abre uma nova etapa para o pontificado de Francisco, de 86 anos, que confessou, em várias ocasiões, que não descartava a renúncia, em caso de incapacidade física — uma opção impossível com dois papas no Vaticano, um emérito e outro reinante. Três pontífices seriam impensáveis até para os mais anticlericais.

Para muitos observadores e apoiadores do Vaticano, Francisco está empenhado em fazer uma série de reformas internas e não pensa, por hora, na abdicação. Ele poderia, inclusive, estabelecer normas para os papas eméritos, após o precedente estabelecido por Bento 16, o primeiro a renunciar em seis séculos de história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *