União Brasil oficializa candidatura de Rodrigo Amorim para prefeitura do Rio
O partido União Brasil oficializou, nesta segunda-feira (5), a candidatura do deputado estadual Rodrigo Amorim à Prefeitura do Rio de Janeiro. Seu vice na chapa será o também deputado estadual Fred Pacheco, do Partido da Mobilização Nacional (PMN).
A oficialização da candidatura ocorreu em um evento na sede do partido, no Centro do Rio. Estiveram presentes deputados e candidatos a vereadores pelo partido.
“Transferir o gabinete do prefeito pra sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, acabar com a Secretaria de Ordem Pública, elevar uma Guarda Municipal que será restituida e elevada à Policia Municipal, com agentes armados e confrontando o crime na cidade do Rio de Janeiro”, disse Amorim, sobre as suas principais propostas para a candidatura.
Perfil
Rodrigo Amorim nasceu na Tijuca, tem 45 anos, é casado e tem dois filhos. É advogado, formado pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. Tem pós-graduação em Direito do Trabalho e Legislação Social pela Escola de Magistratura da Justiça do Trabalho e especialização em Direito da Saúde.
Amorim foi eleito deputado estadual em 2018, pelo PSL e reeleito em 2022 pelo PTB. É presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Amorim também foi secretário adjunto de Governo e de Planejamento da Prefeitura de Mesquita e de Cidadania e Direitos Humanos, de Nilópolis. Também foi também procurador do município de Niterói. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito do Rio na chapa de Flávio Bolsonaro – a chapa ficou em quarto lugar.
Como parlamentar, suas principais áreas de atuação são a segurança pública e a ordem pública. Em março desse ano, Rodrigo Amorim se filiou ao União Brasil para disputar as eleições. A chapa também é formada pelo PRTB e recebeu o nome “Coragem para Mudar”.