25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Tribunal de Justiça suspende organizadas de Flamengo e Vasco por tempo indeterminado

Uma ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), decretada nesta terça-feira, suspendeu por tempo indeterminado duas torcidas organizadas do Flamengo e uma do Vasco. Elas não poderão entrar nos estádios, após os episódios de violência observados durante o Clássico dos Milhões do último domingo (vitória do Vasco por 1 a 0). Uma suspensão de 90 dias havia sido aplicada incialmente pela Polícia Militar, divulgada pelo portal UOL e confirmada pelo GLOBO. A nova decisão do TJ amplia esta sanção.

Até segunda ordem, não serão permitidos nas arquibancadas o uso de instrumentos, bandeiras ou qualquer outro artigo que faça referência aos símbolos das torcidas. Para garantir a efetividade da sanção, foi exigido ao líder de cada organizada que assine um termo de responsabilidade em nome de todos os integrantes.

A reportagem do GLOBO havia solicitado o posicionamento da PM que, através da assessoria de imprensa, confirmou as punições aos rubro-negros: “Duas torcidas organizadas do clube da Gávea tiveram suspensão administrativa de 90 dias definida na manhã de hoje (7/3), após infringirem regras de conduta no último domingo”. A declaração sobre os vascaínos resgatou uma decisão anterior: “A maior torcida organizada do Vasco já estava suspensa e não pôde comparecer à partida.”

O projeto para a volta das torcidas, discutido no ano passado, não se concretizou, pela falta da assinatura de um termo de ajuste de conduta por parte das organizadas. A suspensão das penalidades à época durou apenas até dezembro, portanto, já voltaram a ser ativas. Utilizando-se disso, o TJ apenas confirmou que elas continuarão sem poder marcar presenças nas arquibancadas, e ordenou a suspensão por tempo indeterminado.

O Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) já demonstrou preocupação com o esquema para o clássico entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta-feira, às 21h10, no Maracanã, que define o título da Taça Guanabara. O órgão informou que trabalha para readequar a estratégia do policiamento para as próximas partidas com grande público, mas não ofereceu mais detalhes. Uma torcida organizada do tricolor afirmou que solicitou ao Bepe por escolta no seu caminho até o estádio, o que os flamenguistas não poderão mais fazer.

Os episódios de violência no clássico do domingo se deram horas antes da partida. Integrantes das organizadas se confrontaram, e oito foram internados no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro. Um deles, identificado como Bruno Macedo dos Santos, teve a morte confirmada na manhã da segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *