Sucatas de automóveis: Detran.RJ se reúne com Sindicato de Leiloeiros do Rio de Janeiro

O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, e o diretor-geral das Atividades de Desmontagem, Luiz Alberto Moreira Coelho, se reuniram nesta quinta-feira (4/7) com o presidente do Sindicato dos Leiloeiros do Rio de Janeiro, Luiz Tenório de Paula, e o vice-presidente, Rodrigo Portela, para aperfeiçoar a aplicação da lei que determina a venda de sucatas de automóveis em leilões apenas a empresas credenciadas pelo Detran.RJ para atividades de desmontagem de veículos e comercialização de peças.
A Lei Federal 12.977/2014, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres, estabelece no artigo 3º: “A atividade de desmontagem somente poderá ser realizada por empresa de desmontagem registrada perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar”. Com isso, os leiloeiros só podem permitir que participem dos leilões de sucata as empresas credenciadas pelo Detran.RJ e que estejam trabalhando de forma legal.
“Com reuniões como esta, o Detran busca estabelecer uma sintonia entre todos os segmentos envolvidos no processo de desmontagem de veículos e comercialização de sucatas e de peças usadas. É preciso que todos – empresas de seguro, leiloeiros, as polícias, os órgãos ambientais e o Detran – estejamos juntos buscando o mesmo objetivo de disciplinar melhor este tipo de atividade”, disse Luiz Alberto.
O presidente do sindicato disse que a entidade vai orientar os leiloeiros a só vender as sucatas de veículos às empresas que comprovem cumprir a legislação. “O setor tem interesse que essa regulamentação funcione cada vez melhor, para que seja feita a destinação correta do material, de forma a dificultar a comercialização de peças de procedência legal misturadas a peças furtadas ou roubadas”, afirmou Luiz Tenório de Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *