Subprefeitura do Centro detalha intervenções na Uruguaiana
A partir da decisão da Prefeitura do Rio em coibir pontos de comércio irregular e a ocupação ilegal da área pública na região da Uruguaiana, a Subprefeitura do Centro coordena, desde quinta-feira (07/03), o trabalho de alguns órgãos municipais que estão responsáveis por realizar uma série de intervenções na região.
“Nós queremos devolver o espaço público para o povo, de forma que todos possam transitar com tranquilidade e segurança. A quantidade de ambulantes que ocupa irregularmente aquele espaço impacta negativamente o comércio legal e torna o ambiente inacessível para transeuntes”, afirma o Subprefeito do Centro, Alberto Szafran.
As intervenções são:
Secretaria de Conservação
A Secretaria Municipal de Conservação planeja realizar intervenções, a partir desta quinta-feira (07/03), para facilitar a mudança de fluxo na região da Uruguaiana. Essas intervenções são planejadas para durar 15 dias e incluem:
– Realinhamento de todo o pavimento paralelo
– Recuperação do calçamento central da rua Uruguaiana em toda a sua extensão
– Aplicação de pavimentação asfáltica nos trechos de cruzamento (Rua Uruguaiana com a rua Buenos Aires)
– Implantação de balizadores na rua Uruguaiana (no entroncamento com a rua do Rosário)
– Ampliação da calçada em frente à Igreja de São Benedito
– Asfalto Liso no trecho da rua Uruguaiana entre a rua Buenos Aires e Avenida Presidente Vargas
– Implantação de pavimento em pedras portuguesas no canteiro central da Avenida Presidente Vargas (cruzamento com a rua Uruguaiana)
– Recuperação do guarda-corpo no cruzamento da rua Uruguaiana com a Avenida Presidente Vargas
Cet-Rio
A CET-Rio vai coordenar as mudanças no tráfego. Conforme anunciado pelo Prefeito Eduardo Paes na última quarta-feira (06/03), após o término das intervenções de responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação, os veículos que circulam pela Av. Rio Branco terão permissão para virar à direita na Rua da Assembleia e acessar a Rua Uruguaiana. Além disso, a Rua da Assembleia operará em mão dupla nesse trecho, facilitando a conexão com a Avenida Presidente Vargas. Outras modificações também estão programadas.
– Aplicação de sinalização viária horizontal nos cruzamentos semaforizados na extensão da Rua Uruguaiana (entre a Rua da Carioca e a Avenida Presidente Vargas)
– Instalação de sinalização gráfica vertical na extensão da Rua Uruguaiana (entre a Rua da Carioca e a Avenida Presidente Vargas)
– Regulamentação do estacionamento para motos na Rua Uruguaiana (trecho entre a Rua Buenos Aires e Rua da Alfândega – lado esquerdo sentido ao fluxo)
– Repintura da ciclofaixa na Rua Uruguaiana (entre a Rua da Alfândega e a Avenida Presidente Vargas).
Secretaria de Ordem Pública (SEOP)
A Secretaria de Ordem Pública, juntamente às forças policiais, vai iniciar no próximo dia 25 de março (segunda-feira), uma ação de ocupação da Uruguaiana para impedir a instalação de ambulantes irregulares e a ocupação ilegal de área pública, além de outras irregularidades, especialmente naquela região onde sabe-se que parte do material comercializado é oriundo de roubos e furtos.