Sociólogo Luiz Werneck Vianna morre no Rio, aos 86 anos

Morreu nesta quarta-feira (21), aos 86 anos, o sociólogo Luiz Werneck Vianna.

Werneck nasceu no Rio em 1938, em Ipanema, e se formou pela em Direito na antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Uerj. Depois, também se graduou em Ciências Sociais pela UFRJ.

No fim dos anos 60, militou em movimentos comunistas e, em 1970, no auge da repressão do regime militar, chegou a se exilar no Chile.

No retorno, publicou uma série de livros considerados fundamentais para a sociologia brasileira, como “Liberalismo e sindicato no Brasil”.

Livro 'Liberalismo e sindicato no Brasil', de Luiz Werneck Vianna — Foto: Reprodução
Livro ‘Liberalismo e sindicato no Brasil’, de Luiz Werneck Vianna 

 

O sociólogo estava internado no Hospital Copa D’Or, que confirmou a morte.

“O Hospital Copa D’Or lamenta profundamente a morte do paciente Luiz Jorge Werneck Vianna na tarde desta quarta-feira (21). O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda, também informa que não tem autorização para divulgar mais detalhes.”

Atualmente, Luiz Werneck Vianna era professor da PUC-Rio, que divulgou a nota abaixo.

É com grande pesar que a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) recebe a notícia do falecimento do reconhecido sociólogo Luiz Werneck Vianna, ocorrido hoje.

Luiz Werneck Vianna foi um intelectual de grande relevância para o campo da sociologia e para a comunidade acadêmica como um todo. Seu legado se estende nas orientações de muitas gerações, estudos e reflexões sobre a sociedade brasileira, onde deixou uma marca indelével na história do pensamento social no Brasil.

Durante sua trajetória, contribuiu de forma significativa para o avanço do conhecimento científico e para o debate público, sempre pautado pela ética, pela integridade e pelo compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Sempre foi muito generoso, com seus colegas professores e alunos, tanto no sentido intelectual quanto no sentido pessoal.

Em nossa Universidade, Professor Werneck contribuiu para a consolidação do nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e rapidamente se tornou uma referência em nosso Departamento de Ciências Sociais e para toda a Universidade, onde continuou lecionando até o ano passado.

Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e aos colegas de Luiz Werneck Vianna, e manifestamos nosso reconhecimento e gratidão por sua inestimável contribuição ao saber e à cultura.

Que seu legado continue inspirando gerações futuras e que sua memória seja honrada com o compromisso contínuo pela busca do conhecimento e pela transformação social.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *