20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Semana do Meio Ambiente: Ação socioambiental da Cedae agitou Xerém nesta terça-feira (6/6)

Evento marcou início das atividades do Trabalho Social nas áreas próximas às obras da nova ETA Xerém

Em sua caminhada matinal pela pracinha, Dona Célia, moradora de Xerém há mais de 30 anos, ficou sabendo da novidade: uma obra na região vai garantir melhorias para a sua vida. Ela participou, nesta terça-feira (6/6), da ação socioambiental realizada pela equipe do Trabalho Social da Cedae em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias, que mobilizou mais de 400 pessoas na Praça da Mantiquira.

O encontro marcou a estreia das atividades do Trabalho Social nas áreas próximas às obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém, que vai beneficiar cerca de 450 mil moradores na localidade, além dos bairros de Santa Cruz da Serra, Imbariê e áreas adjacentes.

– Gostei muito de conhecer o que está sendo feito pela Cedae, todo esse cuidado com o meio ambiente e com a população. É um trabalho que vai além da produção de água. Estou na expectativa para a chegada dessa estação nova, que vai trazer mais água para as nossas torneiras – contou Dona Célia, que levou para casa uma muda de aroeira produzida nos viveiros do Replantando Vida, programa socioambiental da Companhia.

A ação de hoje, que faz parte das comemorações da Cedae ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), contou com a distribuição de materiais informativos e de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. No estande, as assistentes sociais explicaram sobre as obras da ETA e apresentaram temas relacionados à saúde, à preservação ambiental e ao uso consciente de água.

Os participantes puderam aprender mais sobre o processo de tratamento de água com a MiniETA, réplica em acrílico de uma estação em pleno funcionamento. Já a hidratação foi reforçada pelos aguadeiros da Cedae, que circularam com bombonas de água pelo evento.

– O trabalho que estamos começando em Xerém vai compor uma agenda extensa de atividades de mobilização, participação social, educação socioambiental e gestão de impactos na área. Oferecemos suporte aos moradores antes, durante e após as obras – explicou Priscila Sia, assistente social da Cedae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *