Segurança nas escolas é debatida em Meriti
A secretária de Educação, Cultura e Turismo Ana Paula Gomes falou sobre o trabalho dos gestores e da Patrulha Escolar: “Vocês são autoridade máxima dentro das escolas, filtrando as informações e passando tranquilidade para pais e alunos. A patrulha estará disponível para atender as demandas mais sérias. O nosso objetivo hoje é aproximar vocês da polícia militar e juntos tranquilizarem a comunidade. A escola é um ambiente acolhedor e a criança precisa se sentir livre. É para isso que estamos aqui hoje.”
São João de Meriti conta com mais de 288 instituições de ensino. A Secretaria Municipal de Educação tem intensificado suas operações de monitoramento dentro e fora do ambiente escolar. Nesta semana, o prefeito Dr. João fez uma reunião com as equipes das áreas de Educação e Segurança, além de uma live em suas redes sociais para tratar do tema e informar a população das iniciativas realizadas.
“Estamos vivendo um momento que nos demanda bastante reflexão. Estabelecemos protocolos para esses tipos de ação e instruímos toda a nossa tropa sobre a importância do patrulhamento, papel exercido não só pela Patrulha Escolar. Não podemos minimizar o problema, pois a gente nunca sabe qual tipo de gatilho o agressor precisa. Por esse motivo, estamos discutindo ideias para maximizar as ações da Polícia Militar e trazer mais segurança para todo o corpo docente e discente”, destacou o comandante do 21° BPM, Tenente Coronel Ewerton.
Na mesa de abertura estavam também o subsecretário de Educação Jeferson Souza, a subsecretária de Cultura Rejane Moraes, a subsecretária pedagógica Rosemary Lyrio, o superintendente da Guarda Civil Municipal Flávio Alves Dantas, a diretora Regional Administrativa da Metro V de São João de Meriti Eliete, o diretor geral do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus SJM Prof° Rodney Diretor, o presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB de São João de Meriti Dr° Rodrigo Rios e o vereador e líder de governo Rodrigo Pit.