Segmento da Construção é um dos que apresenta potencial de contratação pela Baixada Fluminense

O segmento da Construção está entre os que mais oferecem oportunidades de emprego no setor industrial pela Baixada Fluminense. As contratações para a área representaram, nos meses de janeiro e fevereiro, 40,1% do total das vagas geradas na indústria da região (+930). A análise de Firjan feita por meio da Plataforma Retratos Regionais mostra que, os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e regiões do entorno, foram os que mais tiveram ofertas, somando 373 postos de trabalho em atividades relacionadas com a área

O cenário regional espelha o resultado registrado no estado do Rio de Janeiro, em que o segmento está entre os que mais criaram postos de trabalho com carteira assinada. Ao todo, pelos municípios fluminenses, foram contabilizados 6,6 mil novos empregos para na Construção nos dois primeiros meses do ano. Pelos demais municípios do estado, somadas as contratações nas demais áreas industriais, foram contabilizados 10.387 novos postos de trabalho.

“Percebemos uma retomada nas oportunidades para o segmento da Construção que, passou por período de baixa, mas tem um histórico positivo na região. A expectativa é que a formação de mão de obra qualificada para a região contribua para o desenvolvimento”, destacou o presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar.

Em Caxias e Região, 45% das 417 vagas ofertadas em janeiro e fevereiro de 2024 foram para atividades na Construção. Com esse resultado, o setor apresenta crescimento se comparado com o ano anterior, quando no mesmo período de 2023, o saldo de contratações foi negativo. “O resultado desses dois primeiros meses do ano é muito positivo e pode demonstrar uma tendência para o ano. Vamos seguir atuando para apoiar o crescimento das empresas da região”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, lembrando que a participação de empresários em feiras especializadas têm sido uma alternativa para que as empresas estejam atualizadas às tendências do mercado melhor se desenvolver.

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de vagas formais disponibilizado no Caged. No painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

Unidades da Firjan SENAI oferecem cursos para o segmento da Construção pela Baixada

Nas unidades da Firjan SENAI em Nova Iguaçu e Duque de Caxias são ofertados cursos profissionalizantes gratuitos para diferentes atuações. Para atuação no segmento da Construção há, por exemplo, cursos na área de elétrica, com formação em Eletricista de Obras e Eletricista Predial. Os interessados podem se inscrever a uma das 125 vagas disponíveis no momento, para as especializações que estão com início das aulas previsto para o mês de maio.

Com a formação que adquiriu na área de energia renovável, a aluna da Firjan SENAI Caxias, Angélica Carletti Oliveira, de 19 anos, conseguiu sua primeira colocação no mercado de trabalho. E foi em perceber a grande demanda pelo tipo de serviços em novos empreendimentos que a fez seguir na área. “Comecei bem jovem e estava em busca da minha vocação e me descobri na área elétrica e essa experiência no trabalho só aumentou minha paixão. A formação profissionalizante me ajudou muito a entender o que eu gostava de fazer. Esse é um diferencial no mercado”, contou Angélica, que a partir da primeira conquista, já busca novas especializações. A jovem já ingressou no curso de Técnica em Eletrotécnica.

 

Plataforma Retratos Regionais mostra acumulado de empregos em todo o estado

No primeiro bimestre de 2024, foram criados 18.624 empregos no estado do Rio de Janeiro – desempenho levemente superior ao apresentado nos dois primeiros meses de 2023 (+13.244 vagas).

De acordo com a análise feita pela Firjan, as dez classes econômicas que mais contrataram no estado do Rio de Janeiro em 2024 são:

•        Administração Pública em Geral (+5.851)

•        Instalações Elétricas (+2.498)

•        Construção de Edifícios (+2.092)

•        Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+2.022)

•        Ensino Fundamental (+1.936)

•        Educação Infantil – Creche (+1.051)

•        Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais (+906)

•        Serviços de Engenharia (+832)

•        Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros (+830)

•        Ensino Médio (+824)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *