7 de outubro de 2026
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Secretaria Municipal de Transporte realiza campanha de orientação em frente à Escola Municipal Bilíngue Engenheiro Belford Roxo

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Belford Roxo, promoveu nesta quarta-feira (07/10), a segunda ação da campanha “Travessia Segura – Responsabilidade do Pedestre”, em frente à recém-inaugurada Escola Municipal Bilíngue Engenheiro Belford Roxo, no Centro. A iniciativa com o lema “Vida Que Segue” é uma campanha de conscientização de utilização de faixas de pedestres e respeito às sinalizações para evitar acidentes. A campanha será estendida a outros locais do município, onde há grande fluxo de pessoas e veículos, com preferências para faixas de pedestres em frente às unidades de ensino da rede municipal de ensino. A primeira aconteceu na E.M. Manoel Gomes, em São Bernardo.

Folders informativos

Coordenados pela subsecretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila dos Santos e a secretária executiva, Gabriela Severino, os agentes e orientadores de trânsito reforçaram a atenção dos pedestres com abordagens, entrega de folders informativos e faixas explicativas, mostrando a importância da campanha. A ação também foi estendida aos motoristas de carros particulares, coletivos, motociclistas e aos alunos. A escolha da frente da E.M. Bilíngue considerou o auto fluxo de pedestres, pais e responsáveis que circulam e atravessam pela via que ainda conta com uma grande área de lazer e Academia Pública Municipal.

“A conscientização é muito importante e fundamental para reforçarmos esse trabalho junto aos pedestres, principalmente nas áreas urbanas de travessia de pedestre em frente às escolas, redobrando a atenção na passagem dos alunos e pais”, afirmou a subsecretária Priscila dos Santos.

Dicas para uma travessia segura

A campanha reforça a responsabilidade do pedestre baseado no conceito do “ver e ser visto”, exigindo atenção às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e cautela própria antes e durante as travessias. Priorizando a travessia em faixas de pedestres, evitando distrações, como, não utilizar o telefone celular ou fones de ouvido enquanto caminha ou atravessa a via, observar os semáforos específicos para pedestres e utilizar as faixas de segurança ou passarelas sempre que disponíveis, observar com atenção a velocidade e a distância dos veículos em aproximação, pois a preferência na faixa não elimina o dever de autocuidado.

“Muito importante essa campanha de conscientização. Trago meus filhos todos os dias para a Escola Bilíngue e realmente o fluxo de veículos e pedestres, nos faz redobrar muito a atenção na travessia. O respeito precisa ser de ambos os lados, tanto do pedestre, quanto dos condutores de veículos “, ressaltou o motorista Charles dos Santos, de 31 anos, com os filhos Valentina, de 6 anos, e Enzo, de 11, que estudam na Escola Municipal Bilíngue Engenheiro Belford Roxo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *