16 de junho de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Secretária de Saúde participa de lançamento de programa ‘Agora tem especialistas’

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou nesta sexta-feira (30/5) do lançamento do programa ‘Agora tem especialistas – da consulta ao tratamento’ do Ministério da Saúde. O programa tem como objetivos ampliar a capacidade de atendimento especializado, principalmente para diagnóstico e tratamento de câncer, e reduzir as filas de espera nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em transmissão simultânea de Brasília, durante a solenidade que ocorreu no Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte da cidade.

Além de casos oncológicos, terão prioridade no programa atendimentos ginecológicos, cardiológicos, ortopédicos e das áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia. A secretária Claudia Mello destacou a importância da iniciativa da União e ressaltou que o Governo do Estado também vem tomando medidas para ampliar a capacidade de atendimento especializado. Ela citou a construção de dois hospitais para tratamento de câncer no estado, na Baixada Fluminense e na Região Serrana.

“O programa representa a conjunção de forças para abertura de vagas para recompor uma importante rede de atendimento no estado do Rio. É um passo importante para que possamos acelerar o atendimento aos clientes que procuram a rede pública”, assinalou a secretária.

Antes da solenidade de lançamento do programa, houve a inauguração de um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia para o tratamento do câncer, do Serviço de Radiologia do Hospital do Andaraí. Além da secretária Claudia Mello, participaram do descerramento da placa de inauguração do aparelho a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, entre outras autoridades da área da saúde.

A inauguração de outros cinco aparelhos foi anunciada durante a solenidade. Os equipamentos estão funcionando em Teresina (PI), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Piracicaba (SP) e Bauru (SP). Segundo o governo federal mais 121 aceleradores serão entregues à rede pública em breve.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou alguns pontos do programa ‘Agora tem especialistas – da consulta ao tratamento’, entre eles o credenciamento de mais hospitais e clínicas particulares para atender pelo SUS, e o abatimento das dívidas das instituições de saúde em troca de atendimentos para a saúde pública. Ele também anunciou que estados e municípios poderão aderir ao programa para ampliar a estrutura pública de saúde a fim de elevar em 30% a capacidade das redes municipais e estaduais. A ideia é ampliar a estrutura da rede pública, por exemplo, com atendimento aos sábados à noite e domingos para procedimentos eletivos, assim como aumentar a capacidade de atendimento do sistema de telessaúde.

“O programa é mais um passo para garantir e agilizar o atendimento especializado em todo o país”, afirmou o ministro na solenidade que ocorreu simultaneamente em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *