Secretaria de Saúde de Varre-Sai realizou no mês de Setembro a Campanha “Setembro Amarelo”

A Secretaria de Saúde de Varre-Sai realizou no mês de Setembro a Campanha “Setembro Amarelo” que é dedicada a prevenção ao suicídio e a Valorização da Vida!
Na ocasião, a repartição de Saúde Mental realizou ações in loco com o objetivo de informar a população no seu dia a dia, mostrando a importância de se inserir o assunto em sua vivência.
Foram distribuídos panfletos informativos e lembranças personalizadas com o intuito de propagar a ação para além do Posto de Saúde, onde a conscientização foi realizada.
O secretário de Saúde Rafael Fabbri Ramos falou da importância dessa ação.
“A Campanha Setembro Amarelo é um importante passo para que possamos prevenir o suicídio, a prevenção começa com a conscientização, o apoio e a compreensão, e é de muita importância procurar ajuda”, frisou.
A coordenadora de Saúde Mental, Enfermeira Sylvana Figueira, ressaltou a importância em procurar ajuda de um profissional de saúde.
“É de grande importância procurar ajuda, se você está enfrentando desafios emocionais, não hesite em buscar ajuda profissional e apoio de amigos e familiares, não só no Setembro Amarelo, mas sempre. Você nunca está sozinho, vale ressaltar que a prevenção, se você conhece alguém que precisa de ajuda, converse, estenda as mãos fale da importância de buscar de ajuda, nós da Secretaria de Saúde, temos profissionais capacitados para ajudar”, destacou.
As palestras foram feitas pela psicóloga Dra. Ana Flávia Badaró, que falou sobre o trabalho de prevenção.
“Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar sinais, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente conduzindo aos profissionais especializados como o médico psiquiatra e o psicólogo, que saberão como manejar a situação e salvar esse paciente!
Precisamos enxergar a Saúde Mental como cuidado integral!”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *