Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo intensifica cuidados contra as arboviroses.

A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo realiza, desde o início do Verão, diversas ações preventivas contra a dengue e outras arboviroses. De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Camilla Nunes, com a chegada da estação mais quente do ano,  o consequente aumento das chuvas faz com que a proliferação de mosquitos seja mais rápida, por isso, o cuidado e o combate ao mosquito Aedes aegypti, principal agente e transmissor de doenças como Dengue, Zica e Chicungunya deve ser redobrado.

Entre as iniciativas de combate e prevenção da Secretaria de Saúde estão os mutirões educativos: os agentes de endemia vão de casa em casa, colocam larvicida e explicam a importância da prevenção. As primeiras localidades a receberem a visita dos agentes foram as do segundo distrito: Sabiá, Caiçara e Novo Arraial. De acordo com o Coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson Damião, o mutirão seguirá até que todos os bairros sejam visitados.

Outras ações importantes no enfrentamento à Dengue, Zica e Chikungunya são as atividades internas que vão desde a capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, até a realização de reuniões com os agentes de saúde e de endemia visando aumentar a eficiência na notificação de doenças.

Para Camila Nunes, o engajamento da população na eliminação dos focos de mosquitos é muito importante. Ela orienta a população de moradores e turistas sobre como se prevenir: “Não acumular sucata e entulho no quintal e manter a caixa d’água bem fechada. As garrafas pet, potes e vasos devem estar sempre vazios e os sacos de lixo bem amarrados. Nas casas onde há piscina é necessário que a água esteja limpa e tratada. Os telhados e calhas devem ser limpos com frequência. Os ralos devem estar limpos e vedados e os compartimentos de água da geladeira e do ar-condicionado precisam ser esvaziados. Já no caso de vasos com plantas eles devem estar em pratinhos cobertos com terra,” explicou Camila.

O secretário municipal de saúde, Jorge Diniz disse que a Secretaria está totalmente empenhada e preparada para combater a proliferação de doenças como Dengue, Zica e Chikungunya: “Além de todas as iniciativas da área técnica da saúde, a secretaria vai também reforçar a campanha educativa através das redes sociais, com a mobilização da população através da divulgação das ações públicas e informes publicitários sobre como prevenir a doença. Outra frente de trabalho não menos importante é a atuação do Comitê Intersetorial de Combate às Arboviroses, que trata de estratégias intersetoriais para a prevenção e controle dessas arboviroses,” destacou Diniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *