Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos fecha semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
No mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Maio Laranja, a maior forma de defesa é a prevenção. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou durante todo o mês uma grande campanha de conscientização em modais de transporte, como o Terminal das Barcas, na Praça XV e o VLT Carioca, no Terminal Intermodal Gentileza, nesta quinta-feira, dia 23.
As ações começaram cedo para sensibilizar os trabalhadores que utilizam os transportes públicos. Nos locais, foram realizadas atividades de sensibilização com a distribuição de folders informativos, diálogo sobre a temática, além de momentos de beleza para as passageiras. O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar da Coordenação de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do SUAS e pelo Programa Empoderadas. Ao todo foram realizados mais de 2 mil atendimentos e serviços do Empoderadas.
A comerciante Patrícia Oliveira, de 40 anos, estava indo ao trabalho quando recebeu o material informativo nas Barcas e parou para entender mais sobre a iniciativa.
– Eu tenho um filho pequeno e parei para entender um pouco melhor sobre o assunto. Estou levando para casa o material para estudar e poder proteger melhor meu filho. Aproveitei e fiz minha sobrancelha e uma maquiagem com o programa Empoderadas para ir trabalhar. Adorei, já levantou a autoestima – disse a comerciante Patrícia.
Já no VLT Carioca, a técnica de enfermagem, Priscila Nunes, de 43 anos, também aprovou a mobilização.