Saúde em Areal apresenta resultados de eficiência na gestão

Na audiência pública da última terça-feira (28), a Secretaria de Saúde de Areal apresentou o Relatório das Ações de Saúde do Primeiro Quadrimestre de 2024, no qual constam os detalhes das receitas governamentais (governo federal, estadual e aportes municipais) e a aplicação dessa verba nos serviços oferecidos à população. A apresentação desses números vai de acordo com a Lei Complementar n° 141/2012 e é uma oportunidade de reunir todos os coordenadores da área da saúde para observar o cruzamento de suas ações e seus resultados.

A Secretária de Saúde, Gilmara Garcia Rocha, destacou a intersetorialidade das coordenadorias para garantir resultados eficientes: ”Todas conversam entre si para alcançarmos os resultados que realmente chegam ao cidadão” afirmou a secretária, dando como exemplo a importância do atendimento eficiente das Unidades Básicas de Família (UBSs), para que não haja sobrecarga desnecessária no Hospital da cidade, que hoje passa pela maior reforma estrutural de sua história.

Sobre a reforma, o diretor geral do Hospital, Marco Antônio Campelo Brau, explicou que para atender a este momento em que as obras trazem transtornos inevitáveis, as equipes receberam treinamento especial (atendimento, higienização e enfermagem) e todos os esforços devem ser direcionados para que os primeiros atendimentos sejam feitos nas Unidades de cada bairro e na Policlínica, deixando o Hospital para emergências mais graves, até que todo o serviço da unidade seja restabelecido.

A secretária Gilmara reforça essa importância do atendimento das UBSs, informando ainda a novidade de que todas agora contam com serviço de eletrocardiograma, além dos serviços já oferecidos.

Quanto ao serviço de pediatria, a secretária informou que até que o setor exclusivamente dedicado às crianças seja implantado na nova estrutura do Hospital, a Policlínica Municipal oferece atendimento de segunda a sexta, e nos demais dias da semana o médico plantonista do hospital realiza o primeiro atendimento e faz a transferência para uma unidade de referência em caso de necessidade.

O prefeito Gutinho Bernardes destaca, ainda, a importância da eficiência digital paralela ao acolhimento humanizado: “Uma novidade é a grande adesão ao serviço de marcação por whatsapp. Por meio do contato pelo n° 24 3511 4103, o cidadão conversa com a Central de Regulação Ambulatorial e Hospitalar. Desde o início deste ano já foram realizados 3.531 atendimentos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *