Saúde de Cabo Frio define nova metodologia de distribuição de medicamentos de uso contínuo

Reunião entre o secretário de Saúde e equipe farmacêutica aconteceu nesta quarta-feira (12); a partir de maio, os usuários passarão a contar com o novo programa “Medicamentos em Casa”

O secretário de Saúde, Janio Mendes, se reuniu, nesta quarta-feira (12), com a equipe coordenadora do setor de Farmácia, para tratar do novo programa de distribuição de medicamentos de uso contínuo, o “Medicamento em Casa”.

A medida é mais um grande passo para a saúde cabo-friense e um avanço da gestão da Secretaria, que busca expandir e promover os cuidados preventivos na rede de Atenção Básica.

A nova logística permitirá que o usuário cadastrado receba o remédio no conforto do lar, evitando gastos com deslocamento ou até atrasos para retirá-lo nas unidades.

Segundo o secretário de Saúde, a nova dinâmica irá contribuir ainda para o acompanhamento do paciente e para o controle de estoque e distribuição nominal.

“Levantamento realizado mostrou que muitos pacientes cadastrados não retiram os medicamentos ou não pegam na data. Isso é um impacto no cuidado com a saúde desse cidadão. Vamos acompanhar o paciente em todo o processo. Além disso, a expectativa é um controle melhor no estoque e na distribuição”, diz Janio.

Com a implantação do novo sistema de distribuição, haverá ainda a reorganização estratégica da farmácia de forma regionalizada. Isso permitirá um melhor controle do acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos do município.

A primeira área a ser contemplada será a região das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Peró, Jardim Caiçara, Gamboa e Caminho de Búzios, com início previsto no mês de maio.

As regionais da farmácia, para renovação de receita ou qualquer demanda necessária sobre esse programa, serão as ESFs Boca do Mato, Jacaré, Tangará, Manoel Corrêa, Vila do Sol, Praia do Siqueira, Cajueiro e Itajuru.

A expectativa é expandir o programa para os bairros Monte Alegre, Porto do Carro, Jardim Peró, Caminho de Búzios, Guarani e Palmeiras ainda este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *