Saúde de Belford Roxo apresenta ações do segundo quadrimestre em audiência pública na Câmara Municipal
A Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo realizou, nesta segunda-feira (28/09), a segunda audiência pública de prestação de contas do ano. Na Câmara Municipal, gestores apresentaram as ações e os resultados da pasta referentes ao período de maio a agosto.
O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital. Compuseram a mesa Jandyra Rosa, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e representante dos usuários; Elca Machado, representante dos profissionais de saúde no conselho; e Andressa Freitas, presidente do Fundo Municipal de Saúde.
Ouvir os conselheiros
Na abertura, Feital falou sobre a importância de ouvir os conselheiros e manter o diálogo com o órgão. “Hoje estou aqui, conduzindo no lugar do Davi, presidente do conselho, mas pra mim, é uma honra estar ao lado de vocês nas audiências. Quando eu assumi a secretaria, sempre disse que queria ouvir vocês, estar próximo e aprender com vocês”, afirmou.
O secretário também comentou a inauguração do novo Hospital Geral de Belford Roxo e o trabalho das equipes durante a transferência dos pacientes das antigas instalações. “Eu vi de perto a atenção e o carinho dos técnicos e enfermeiros com os pacientes na transferência e atendimento. Gostaria de pedir uma salva de palmas a todos vocês”, disse.
Destaque aos trabalhos
Ao longo da audiência, coordenadores e superintendentes apresentaram relatórios de Recursos Humanos, Fundo Municipal de Saúde, Controle e Avaliação, Regulação, Ouvidoria, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses, Atenção Primária, Equidade em Saúde, Odontologia, Atenção Especializada, Saúde Mental, Educação Permanente e do programa Melhor em Casa.
No encerramento, Jandyra Rosa destacou o trabalho apresentado pela secretaria e agradeceu a Feital pela condução do encontro. “Eu vivi, graças a Deus, para ver Belford Roxo adotando as práticas que valorizassem as políticas públicas de saúde e trabalhando muito para oferecer o melhor à população. Obrigada secretário pela condução e dedicação. Em todos esses anos, é a primeira vez que vejo um secretário comandando uma audiência”, declarou.
Acompanhamento de realizações
A prestação de contas ocorre a cada quadrimestre e permite que o Conselho Municipal de Saúde e a população acompanhem o que foi realizado pela secretaria no período. Além dos resultados das diferentes áreas, são apresentados dados sobre a aplicação dos recursos e os serviços oferecidos. A audiência também abre espaço para que os conselheiros façam perguntas e acompanhem a execução das políticas públicas de saúde no município.

