São Gonçalo: Pacientes aprovam atendimento na USF da Trindade

A Unidade de Saúde da Família (USF) Irmã Dulce, na Trindade, foi toda revitalizada e entregue com uma estrutura totalmente nova aos moradores do bairro em janeiro de 2023. Pouco mais de um ano depois, a unidade colhe elogios dos pacientes, que são atendidos com mais conforto em ambientes climatizados e bem distribuídos. Os profissionais de saúde também foram beneficiados com melhores condições de trabalho.

A Irmã Dulce foi a 14ª unidade de saúde revitalizada pelo governo do prefeito do Capitão Nelson. A unidade conta com sala de curativo, vacina, consultórios clínico, dentário e ginecológico, salas de coleta de exames laboratoriais e administrativa, além de ampla recepção e copa para os funcionários. A acessibilidade está presente em toda a unidade, que recebeu rampa de acesso, barras, piso tátil e sanitários adaptados com campainha.

Com capacidade para atender 16 mil usuários, a USF oferece atendimento mais humanizado desde a reinauguração. E a diferença é confirmada pelos pacientes. Atendido no posto há mais de seis anos, o aposentado Isaías Ferreira, de 58 anos, foi ao atendimento com a dentista e fez elogios. “A climatização está muito boa, principalmente quando o tempo está muito quente. Tudo melhorou bastante. Os exames e consultas estão mais disponíveis que antes. Está tudo nota 10, muito melhor, tanto os atendimentos quanto a oferta de serviços. A dentista é espetacular”, opinou.

O posto de saúde conta com equipe multidisciplinar do E-mult (nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo), médicos generalistas, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Os programas da Atenção Básica também estão disponíveis, além de serviços como coleta de sangue, vacinação, preventivo, medição de pressão arterial, pré-natal e curativos.

A aposentada Solange Barbosa da Silva Garcia, 66, aguardava a vez para se consultar com a médica. “Eu não gosto muito de procurar médico. Venho mesmo porque preciso da receita de remédio controlado. Mas não há como negar que a unidade está bem melhor. A mudança foi radical. Está tudo bonito e com ar-condicionado, o atendimento melhorou muito. Meu marido também vem e fala muito da mudança”, contou Solange.

Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. O Irmã Dulce também recebeu pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada.

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha, acredita que o mais importante de tudo é dar mais dignidade e tratamento humanizado para a população e servidores. “A gente sempre pede aos funcionários que cuidem com amor e carinho dos pacientes. E estamos dando meios para isso. Eles também são beneficiados com bons ambientes e materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho. O ar-condicionado não é luxo. É necessidade e faz parte da humanização”, explicou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *