São Francisco do Itabapoana: Peça de teatro leva cuidados ambientais a mais de mil estudantes da rede pública

Promovido pela Águas do Rio, espetáculo aborda noções de saneamento básico em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, um grupo de atores levou a peça “Cuidando das Águas do Rio” a mais de mil alunos da rede pública de ensino de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Com uma abordagem que trata de cuidados ambientais por meio do saneamento básico, o espetáculo foi promovido pela Águas do Rio com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“A encenação trouxe para nossas crianças e adolescentes pontos estratégicos sobre preservação ambiental. Estamos todos encantados com a linguagem e a interação. Foi ótimo!”, afirmou Maria Eduarda Mota, professora do 3° ano do Ensino Fundamental.

Aluno do 2° ano da Escola João Batista de Almeida, Heitor Tavares demonstrou conhecimento a todo o instante. O jovem fez questão de compartilhar os conhecimentos do assunto, participando inclusive da cena em que ajuda os personagens a limparem um rio cenográfico.

“Sei que não podemos poluir os rios e, principalmente, que não devemos jogar lixo em qualquer lugar. Ganhei até uma medalha de ajudante da preservação”, disse.

Até o fim do ano, 48 apresentações

A peça tem uma linguagem descontraída e muita música. Na cidade, foram realizadas quatro sessões com tradução simultânea de uma intérprete de Libras do começo ao fim. A próxima parada do grupo teatral será em Cachoeiras de Macacu, ainda neste mês. Os atores farão 48 apresentações até o final do ano para mais de 10 mil estudantes nas cidades onde a Águas do Rio atua.

Segundo Karilane Queiroz, analista de Responsabilidade Social da concessionária, o projeto leva um conteúdo importante de forma lúdica a crianças e adolescentes.

“Para nós, é uma alegria poder proporcionar essa atividade para os alunos de São Francisco. O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos, e por meio de nossas ações de educação ambiental queremos estimular nas crianças essa consciência”, explicou.

Para Marcely Barreto, secretária de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, a iniciativa da empresa agrega muito à educação da rede de ensino local, pois, além de abordar um assunto importante para o futuro da sociedade, ainda representa a oportunidade de acesso à cultura para muitas crianças.

“Mostramos que cuidar do meio ambiente evita problemas e doenças, influenciando na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que a chave dessa mudança começa pelas crianças, que são multiplicadoras quando levam conhecimento para casa, vizinhos e amigos. Por isso, agradeço pela parceria com a Águas do Rio”, concluiu.

O projeto é patrocinado pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de ser uma realização da Associação Cultural Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *