Santiago Bernabéu: novas imagens do estádio do Real Madrid geram polêmica
A reforma do Santiago Bernabéu segue gerando debate entre os torcedores do Real Madrid. Em vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira, é possível ver que a fachada do antigo estádio continua intacta, sendo coberta apenas por uma nova estrutura.
Em setembro de 2023, o gigante espanhol apresentou o resultado da reforma do seu estádio, que foi feito sem a necessidade de colocá-lo abaixo, e acrescentou a famosa cobertura retrátil no local. No entanto, a fechada externa do Santiago Bernabéu não foi reformada, surpreendendo alguns torcedores do Real Madrid.
A imprensa de Madri repercutiu as imagens com reclamações da torcida de que a distância entre as ripas da nova fachada é exagerada e, portanto, expõe o interior. No entanto, essa é a intenção do projeto, segundo o arquiteto Tristán López-Chicheri, diretor do escritório de arquitetura responsável pelo novo Bernabéu.
Em entrevista realizada em outubro de 2023 ao site especializado ArchDaily, Tristán comentou sobre esse detalhe do projeto.
– A geometria assimétrica e fluida da nova fachada foi uma decisão inicial e bem pensada, embora a tenhamos tomado sob muita pressão. (…) Pouco antes do prazo, ainda no aeroporto com Ernesto Klingenberg, arquiteto de nossa equipe, fizemos vários esboços em alguns guardanapos, procurando um envelope que humanizasse essa macroestrutura, que tivesse uma identidade reconhecível e que fosse flexível, pois ainda não sabia a amplitude de tudo que teria que vestir. Um destes esboços espontâneos foi a gênese da ideia do Novo Santiago Bernabéu – afirmou Tristán.
“Essa condição semiaberta permite que o interior e o exterior mantenham uma certa relação visual, manifestando-se mais claramente nas noites de eventos, quando o estádio está iluminado e o protagonista aparece através da pele metálica”, avaliou o arquiteto responsável pelo projeto.
O Real Madrid iniciou a remodelação de seu estádio em junho de 2019 e pretendia concluí-la no ano passado. O clube, porém, voltou ao estádio em agosto de 2021 e manda seus jogos no local mesmo durante as obras.
O projeto, que ampliou a capacidade do Santiago Bernabéu para 84 mil torcedores, custou, até agora, 892,7 milhões de euros (R$ 4,8 bilhões), valor que o clube espanhol vai financiar em 30 anos.