Sábado com Mais Saúde: unidades oferecem atendimentos e serviços à população, em Macaé

As unidades de saúde UBS Barramares, ESF Barra/Brasília, ESF Fronteira A/B, ESF Nova Esperança A/B, ESF Nova Holanda A/B, sala de vacina do PSA, além do Centro de Especialidades Dona Alba promoveram neste sábado (9) o Sábado com Mais Saúde, das 8 às 12 horas. Dessa vez, o principal foco das atividades foi a prevenção e combate às arboviroses chikungunya, dengue, e zika.

 

De acordo com a Gerente de Atenção Básica, Luzia Santana, o Centro de Especialidades Dona Alba foi exclusivo para atendimento de cardiologistas de pacientes com agendamento marcado.

 

“A abertura do Centro de Especialidades Dona Alba neste sábado, assim como no sábado passado, ajuda a dar vazão à fila de espera das pessoas cadastradas e chamadas pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação. Estamos trabalhando para garantir que todos tenham acesso à saúde de forma rápida e eficiente, e essa iniciativa é um passo importante nesse processo”, comentou.

 

A paciente Mercês Menezes foi ao Centro de Especialidades Dona Alba neste sábado cuidar de sua saúde cardiovascular. “A abertura aos finais de semana é de extrema importância para quem possui uma rotina agitada durante a semana e não consegue se consultar em horário comercial”, afirmou.

 

Para Luiz Brás Mosquini, a iniciativa permite que haja mais flexibilidade no atendimento à saúde. “Fico muito grato pela atenção e pelo cuidado, espero que essa iniciativa perdure e beneficie ainda mais pacientes”, expressou.

 

A professora Célia Girard e a merendeira Heloísa Esteves também compareceram ao Dona Alba. “Vindo ao sábado, não perco o dia de serviço”, frisou Célia. “Com isso, mais pessoas podem ter acesso à assistência”, apontou.

 

No ESF Barra/Brasília, ESF Fronteira A/B, ESF Nova Esperança A/B, ESF Nova Holanda A/B, sala de vacina do PSA e UBS Barramares foram realizadas atividades de atualização da carteira vacinal, coleta de preventivo, orientações sobre combate e prevenção da dengue, além de atividades coletivas voltadas para gestantes, hipertensos e diabéticos.

 

FRONTEIRA – A mamãe Andressa de Jesus França compareceu à ESF Fronteira neste sábado para atualizar a vacinação de suas três filhas: Emanuele, de quatro anos; Maitê, de 11 anos e Hilary, de dez anos. Para Andressa, a abertura da unidade no sábado demonstra comprometimento e cuidado de forma regular e preventiva. “Fui bem acolhida pela equipe de profissionais, que me atendeu com cuidado e atenção durante todo o processo”, enalteceu.

 

UBS Barramares disponibiliza coleta
de preventivo e orientação odontológica

A coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares, Iracema Costa, informou que foram oferecidos diversos serviços de saúde para a população. Entre eles, estão a coleta de preventivo, orientação odontológica, atendimento clínico geral e teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis, herpes B e hepatite C. Além disso, a UBS está realizando a atualização da caderneta de vacinação, oferecendo aulas de alongamento e orientação sobre as arboviroses, dengue, chikungunya e zika.

 

Segundo a coordenadora Iracema Costa, a ação tem como objetivo proporcionar um atendimento mais completo e abrangente para a comunidade local, visando à prevenção e saúde. “A coleta de preventivo e os testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis são essenciais para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, enquanto a atualização da caderneta de vacinação é fundamental para manter a imunização em dia”, detalhou.

 

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, assinalou que as ações aos sábados são uma forma de dar mais suporte à população para manter a saúde em dia e garantir uma melhor qualidade de vida. “É fundamental que a comunidade esteja engajada nessas iniciativas e participe ativamente das atividades promovidas pelas unidades de saúde”, pontuou, ressaltando a importância da iniciativa para a atualização vacinal, a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

 

A gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, frisou a importância da iniciativa em promover a conscientização e a prevenção de doenças, além de incentivar hábitos saudáveis na população. Elenice acentua que a adesão da comunidade tem sido muito positiva e que as atividades e serviços oferecidos estão sendo bem recebidos pelos participantes. “Agradecemos a todos os envolvidos na organização e reforçamos que o Sábado com Mais Saúde segue até o dia 6 de abril, proporcionando mais oportunidades para atualização da carteira vacinal”, observou.

 

Confira as próximas datas e locais

No dia 16/03, será a vez do atendimento nos locais ESF Aroeira, ESF Botafogo, Casa da Vacina (somente vacinação), ESF Centro, ESF Horto, ESF Imbetiba, ESF Malvinas A/C, ESF Malvinas B, ESF Morro de Santana, ESF Morro de São Jorge, ESF Virgem Santa e ESF Cajueiros.

 

Além disso, no dia 23/03, os moradores das regiões atendidas pelas unidades ESF Visconde, ESF Campo do Oeste, UBS Novo Horizonte, ESF Praia Campista, UBS Novo Cavaleiros e ESF Imboassica terão acesso aos serviços de saúde oferecidos.

 

E para finalizar, no dia 06/04, as unidades ESF Córrego do Ouro, ESF Frade, ESF Glicério e ESF Trapiche estarão abertas, assim como as unidades ESF Areia Branca, ESF Bicuda Grande, ESF Bicuda Pequena e ESF Sana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *