23 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Rio+Saneamento recebe estudantes de Bom Jardim para conhecer sistema de captação e tratamento de água

Passeios com alunos da rede municipal voltados para a educação ambiental serão realizados até setembro

Neste mês de junho, colaboradores da Rio+Saneamento receberam 16 alunos do 5º ano da Escola Municipal Armando Jorge para conhecerem a Captação de Santa Tereza, em Bom Jardim. O passeio, voltado para a Educação Ambiental, foi realizado em dois turnos, e a equipe da concessionária mostrou como acontece todo o processo de captação e tratamento de água para a população.

A visitação contou com o apoio dos técnicos de operações da Rio+, Marlon de Araújo e Fernanda Ortega, que falaram sobre o sistema de abastecimento de água e sustentabilidade, despertando a curiosidade dos professores, crianças e adolescentes que participaram da ação.

De acordo com Marlon, o passeio teve ênfase na preservação de mananciais e matas ciliares, os tipos de vegetação que circundam os cursos de água como rios, nascentes e outros corpos hídricos, conservando e protegendo todo o ambiente ao redor. Durante o percurso até a Captação de Santa Tereza, os técnicos ressaltaram a importância que as matas ciliares têm no processo de captação da água até a sua distribuição.

“Este ano já tivemos duas visitações de alunos do município. Com uma forma mais didática, a intenção é explicar aos alunos como a água é captada até chegar à Estação de Tratamento (ETA de Bom Jardim), como é feito o tratamento dessa água e o controle de qualidade antes de ser distribuída, sem deixar de mencionar também a importância dos mananciais e da sustentabilidade nesse processo”, destacou.

Essas ações são realizadas em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Bom Jardim. Os colaboradores da Rio+ fazem esse acompanhamento nos trabalhos de campo dos alunos, para que possam ter mais conhecimento prático, interação e flexibilidade de pensamento nos conteúdos em salas de aula, além de ser tornarem multiplicadores no que diz respeito ao saneamento básico e meio ambiente, tão essenciais para a qualidade de vida das pessoas. As visitas na unidade seguem até setembro, com participação, uma vez ao mês, de várias escolas municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *