20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Rio registra o menor número de roubos de rua desde 2005, mas tem aumento de homicídios e letalidade violenta

Um levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP) mostra que nos dois primeiros meses de 2023 os roubos de rua reduziram 10% em todo estado. Foram registrados 8.881 em janeiro e fevereiro deste ano, contra 9.909 no mesmo período do ano passado. No entanto, a letalidade violenta e os homicídios dolosos aumentaram 6% e 9%, respectivamente.

Também apresentaram queda no primeiro bimestre crimes contra o patrimônio, como roubo de carga e de carros. O registrado esse ano foi, respectivamente, 8% e 7% menor que no ano passado. É o menor número de roubos de carga registrados em 10 anos.

— Em primeiro lugar, é necessário destacar o trabalho integrado das polícias Civil e Militar. Sem isso, não chegaríamos a resultados tão relevantes. Temos investido em tecnologia e inteligência, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais para levar cada vez mais segurança a quem mora e investe no nosso estado — ressaltou o governador Cláudio Castro.

De acordo com o levantamento, foram presos em flagrante 5.972 pessoas nos dois primeiros meses do ano. Em média, no período, foram apreendidos um fuzil por dia e outras 10 armas de fogo de menor poder bélico. As mortes por intervenção de agente do estado ficaram quase estáveis com uma querda de 1%. O número, no entanto, é o menor desde 2017.

— A redução dos crimes contra o patrimônio, principalmente dos roubos de rua, na época do Carnaval, quando temos diversos blocos nas ruas, mostra que os esforços das polícias civil e militar estão sendo efetivos — afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *