Rio e Niterói entregam carta ao COB e oficializam intenção de sediar o Pan de 2031
Niterói e Rio de Janeiro tornaram oficial a intenção de receber os Jogos Pan-Americanos de 2031. Nesta terça-feira (3), as duas cidades entregaram uma carta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e se colocaram como postulantes a sedes do grande evento. Antes, São Paulo já tinha mostrado interesse em receber o Pan, entregando a carta de intenção durante as Olimpíadas de Paris. Entretanto, o COB só poderá anunciar uma candidatura brasileira, tendo que escolher entre fluminenses e paulistanos até 31 de janeiro de 2025.
A cerimônia desta terça aconteceu no Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Entre os presentes, estiveram Eduardo Paes, prefeito carioca, Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, e Paulo Wanderley, que está na reta final do mandato como presidente do Comitê Olímpico do Brasil. Atletas do Time Brasil também compareceram.
De acordo com Paes, em pronunciamento durante o evento, as cidades fluminenses se beneficiam por já terem estruturas para o Pan-Americano. O prefeito do Rio de Janeiro ainda afirmou que planeja construir a Vila dos atletas na região da Zona Portuária, no Centro da cidade, para facilitar o trajeto dos competidores até Niterói.
— Largamos na frente, por causa da infraestrutura já existente no Rio de Janeiro e em Niterói. Há um benefício de não precisarmos construir novas estruturas, além de já termos experiência em grandes eventos. Hoje formalizamos a pré-candidatura, mas vamos construir um dossiê que atenda às demandas dos Jogos Pan-Americanos. Ao mesmo tempo, olharemos para o legado do evento. Conversei com o Rodrigo (Neves), e a Vila vai ser na Zona Portuária, para valorizar a região central do Rio e estar próximo de Niterói. O COB terá uma proposta que cumpra os requisitos esportivos e deixe um legado — explicou Paes.
A ideia de levar o Pan de 2031 ao estado do Rio de Janeiro foi primeiramente citada por Rodrigo Neves. O político abordou o assunto no dia 23 de novembro, quando usou as redes sociais para contar que já conversava com Eduardo Paes sobre a possibilidade de sediar o evento esportivo.
Na última quinta-feira (28), Neves e Paes fizeram uma reunião com Neven Ilic, presidente da Panam Sports, responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos. Também participaram da videoconferência os vice-prefeitos eleitos de Niterói e do Rio, Isabel Swan e Eduardo Cavaliere, respectivamente, além do Secretário de Esportes carioca, Guilherme Schleder, e da secretária geral da Panam Sports, Jimena Saldaña.
— Não vamos precisar investir tantos recursos quanto na época do Pan de 2007 e nas Olimpíadas de 2016. (Dividir o evento entre cidades) É mais sustentável, porque há uma divisão de custos — disse Neves, nesta terça.
Com a carta entregue ao COB, Rio de Janeiro e Niterói esperam para ver qual será a decisão da entidade. Vale ressaltar que, a partir de 2025, o Comitê Olímpico do Brasil será comandado por Marco Antônio La Porta, que também já conversou com representantes das cidades fluminenses.
Depois que o COB decidir entre Rio/Niterói e São Paulo, a candidatura brasileira será oficializada e poderá ter a concorrência de outros países. A definição da sede do Pan de 2031 acontecerá em meados de 2025, na Assembleia Geral da Panam Sports, durante o Pan Júnior, em Assunção, no Paraguai.
Os Jogos Pan-Americanos reúnem atletas de países das Américas do Norte, Sul e Central, além do Caribe. Rio de Janeiro e São Paulo foram as únicas cidades brasileiras a sediarem o evento até hoje. Os cariocas receberam a competição em 2007, e os paulistanos, em 1963.
Além de Rio, Niterói e São Paulo, nenhuma outra cidade formalizou a intenção de sediar o Pan de 2031. Apesar disso, há indícios de que Buenos Aires e Assunção podem entrar na disputa.