Rio Bonito recebe oficina pedagógica do projeto Arte do Jornalismo

As oficinas pedagógicas reuniram 12 professores. Iniciativa utiliza o Jornalismo como ferramenta para debater a sustentabilidade e impactar professores e alunos de escolas públicas

A cidade de Rio Bonito (RJ) está no projeto Arte do Jornalismo e já recebeu a oficina pedagógica para educadores da rede pública. A iniciativa cultural e educacional que utiliza o jornalismo como meio de expressão, debate as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da ONU. A oficina de capacitação reuniu 12 professores da cidade no dia 22/05 (quarta-feira).

O projeto Arte do Jornalismo em Rio Bonito é uma realização da Horizonte Educação e Comunicação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito e apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Ao todo, sete cidades receberão a iniciativa: No Paraná: Ribeirão Claro e Andirá, em São Paulo: Avaré e Ourinhos, em Minas Gerais: Vespasiano, no Rio de Janeiro: Rio Bonito, e em Santa Catarina: Joinville.

 

“A proposta pedagógica do Arte do Jornalismo compilada no Caderno do Professor, além de alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é importante por estimular o pensamento crítico no que chamamos Trilha da Sustentabilidade. No projeto, essa trilha está diretamente conectada à Agenda 2030, documento da ONU que reúne um plano de ação formado por 169 metas ligadas aos 17 ODS, criadas para promover vida digna a todos”, avalia Allan de Amorim, coordenador do Arte do Jornalismo.

Conheça as etapas do Arte do Jornalismo

O Arte do Jornalismo alia cultura e educação, usando o jornalismo como ferramenta e a sustentabilidade como tema central. Professores e alunos de sete cidades produzem reportagens sobre o assunto, com o objetivo final de identificar os meios para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridas na Agenda 2030 da ONU, considerando a realidade de cada localidade. O foco são escolas de ensino público (fundamental II – 8º e 9º anos) impactando professores, alunos e comunidade.

A dinâmica do Projeto consiste em: oficinas pedagógicas (professores são orientados sobre os ODS, produção de textos jornalísticos e montagem de jornais); produção das reportagens (professores orientaram alunos a criar uma reportagem de sua cidade relacionada às metas de um ODS); Comissão julgadora (equipe técnica e jornalistas convidados elegem as duas melhores reportagens de cada cidade); Dia do Design (alunos das escolas vencedoras na etapa anterior recebem um designer gráfico para um workshop técnico e a diagramação coletiva do jornal da cidade); Jornal mural, e-jornal e livro (corresponde à última fase do projeto com a distribuição gratuita para as escolas participantes de um jornal mural da sua cidade, sua versão digital, e o livro do projeto que reúne os jornais de todas as cidades). Saiba mais em: http://artedojornalismo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *