Rio anuncia que substituição completa do RioCard pelo Jaé ficou para o início de 2025
A Secretaria de Transportes da Prefeitura do Rio anunciou nesta quarta (21), em uma coletiva de imprensa, um novo cronograma para a adoção do novo bilhete eletrônico Cartão Jaé em todos os modais de transporte do munícipio. A nova data para a adoção do cartão está prevista para o 1º de fevereiro de 2025.
Quase todos os passageiros continuam usando o antigo cartão para circular na cidade e, segundo o planejamento inicial da Prefeitura, o RioCard deveria parar de operar para ser substituído em julho deste ano. Entretanto, o prazo não foi cumprido.
Atualmente, o sistema do Cartão Jaé é utilizado em apenas 1% das viagens. Maína Celidonio, secretaria de transportes, disse que a própria prefeitura não estava incentivando o uso do Jaé porque, só agora, os equipamentos foram instalados em cerca de setenta por cento das vans e em toda a frota municipal de ônibus, BRT e VLT.
A Prefeitura disse que com o Jaé, a partir de agora, é possível fazer as integrações tarifárias com os ônibus municipais, VLT e BRT, mas ainda falta a integração com metrô, trens e barcas.
“A gente espera, bem antes disso, a gente espera que em novembro a gente já esteja com o acesso, com as pessoas possam acessar o metrô com o Jaé. A gente também está em tratativas com a Supervia e Barcas. E a gente acredita que todas as negociações vão ser muito bem-sucedidas. A integração será garantida de qualquer forma. Mesmo que não tenha uma integração, mesmo que o Jaé não esteja fisicamente aceito, o município vai disponibilizar todo os dados para o Estado para garantir todas as integrações”, diz a secretaria.
O passageiro precisará baixar ao aplicativo ou comprar o cartão nas estações. Quem possui o Bilhete Único Intermunicipal terá entre 1º de novembro e 31 de janeiro para ir a uma loja do Jaé e comprovar o direito ao benefício.