18 de outubro de 2025
Câmara do RioNotíciasPolítica

Reportagem especial comemora os 60 anos do Aterro do Flamengo

O maior parque da cidade do Rio, e também o maior à beira-mar do mundo, foi criado há seis décadas. Surgiu na paisagem carioca após seguidos aterros na Baía de Guanabara. Brotou de um projeto de paisagismo que integrou arte, ecologia e urbanismo: plantas que florescem o ano inteiro, com destaque para as palmeiras, um traço do criador, o paisagista Roberto Burle Marx.

Em 2012, o Aterro do Flamengo se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na categoria Paisagem Cultural Urbana. Foi apontado como um exemplo de harmonia entre o cenário natural e a intervenção humana.

Um local que atrai cariocas de todas as regiões da cidade, turistas que visitam o Rio de Janeiro e que virou um cartão-postal. A Reportagem Especial desta quarta-feira (22/10) celebra os 60 anos do Aterro, comemorados oficialmente no dia 17 de outubro. Você vai conhecer a história por trás dessa obra que mudou a mobilidade entre o Centro e a Zona Sul e criou a maior e mais bonita área de lazer da cidade. Sejam bem-vindos e bem-vindas ao lindo quintal de todos os cariocas!

Toda a programação da emissora pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques da semana: 

O Meu Lugar: Santa Teresa

O bonde elétrico ainda corta as ruas principais. Os largos que se multiplicam continuam sendo ponto de grandes concentrações e de encontro. Tem também o casario colorido, em grande parte no estilo colonial. E o cinema na pracinha… São muitas as características que fazem Santa Teresa lembrar uma cidadezinha histórica do interior.

O bairro acabou de ganhar uma festa pela passagem dos seus 244 anos de fundação. A Primavera de Teresa ofereceu tudo o que ele tem de melhor: gastronomia, música, tour histórico e artístico. É exatamente isso que você também vai acompanhar nesse episódio especial de O Meu Lugar.

Fincado no alto de uma colina, o bairro é um dos extremos do Aqueduto Carioca, popularmente conhecido como Arcos da Lapa. Lá de cima é possível ver o Centro da cidade, partes da Zona Norte, o Maciço da Tijuca, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Marina da Glória. Ufa, é uma vista 360 graus privilegiada. Não bastassem as belezas e a arte que pulsam em cada esquina, quando fevereiro chega, a região abre alas para alguns dos principais blocos de Carnaval do Rio, o Carmelitas e o Céu na Terra. Quer mais? Confere aí nesta segunda, às 20h.

Sessão dupla do Câmara Rio Debate discute a relação das crianças com as redes sociais

Dando continuidade ao Mês das Crianças, o Câmara Rio Debate faz uma sessão dupla na próxima terça-feira (21/10), a partir das 20h,  com bate-papos que trazem alertas sobre a relação dos mais jovens com a internet. O primeiro episódio mostra que uma em cada três contas em redes sociais, no Brasil, atribuídas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos é “totalmente aberta”. O número é de um levantamento feito por uma empresa especializada em identidade digital e o Instituto de Pesquisas Locomotiva.

A análise revela ainda que quase metade dos jovens não controla os seguidores nas plataformas digitais. Recentemente, o Instagram implementou no país as contas de adolescentes, como forma de proteger o público menor de idade. A ferramenta funciona para aumentar o controle de quem pode entrar em contato com os jovens, além de filtrar o que pode ser visualizado por outros usuários.

É sobre essas e outras ferramentas de proteção que a gente conversa com a psicanalista Luciana Jaramillo, integrante da Rede de Atenção Psicossocial da Criança e do Adolescente e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Infância e Adolescência (Lepsia – IMS/UERJ) e também com Theonácio Lima Junior, diretor do TI Rio, entidade que reúne empresas de tecnologia do Rio de Janeiro.

O segundo episódio relembra a discussão sobre a “adultização” infantil nas plataformas digitais, que levou a Câmara dos Deputados a aprovar um projeto de lei para elevar em 1/3 a pena imposta a quem praticar o crime de aliciamento de crianças e adolescentes por meio da internet.

Na Câmara do Rio diversas leis também já foram criadas, e outros projetos estão sendo analisados, prevendo a proteção infanto-juvenil contra a exploração. Entre elas, a que estabeleceu o Maio Laranja (Lei nº 8.733, de 13 de dezembro de 2024), dedicando o mês como o período do ano para ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Vamos conversar com o professor da Universidade Veiga de Almeida Eduardo Bianchi, que tem pós-doutorado em Comunicação e promove estudos sobre plataformas digitais, gênero e política com uso de Inteligência Artificial, e também com a promotora pública Gabriela dos Santos Lusquiños, titular da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Capital. Além da participação da convidada especial, Priscilla Montes, que é educadora especialista em Infância e Adolescência.


Amir Haddad é o convidado do Câmara Rio Entrevista

Até 2 de novembro, palcos de toda a cidade vão receber espetáculos do 1º Festival de Teatro do Rio. Por isso, o Câmara Rio Entrevista tem a honra de reapresentar a conversa com um dos maiores encenadores do Brasil. Nosso convidado tem sete décadas de teatro, em uma rica trajetória com mais de 400 peças.

Amir Haddad nasceu em Guaxupé, Minas Gerais. Nos anos 50, fundou o Teatro Oficina. Em 1980, criou o Grupo Tá na Rua, que leva a arte do teatro para ruas e praças com o objetivo de proporcionar lazer e reflexão através da ocupação do espaço público de forma igualitária e abrangente. Em 2010, o grupo com sede na Lapa recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Ator e diretor, Amir Haddad recebeu inúmeros prêmios por melhor direção teatral. Em 2006, foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural. Já em 2019, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Há quase dois anos, lançou o Festival de Teatro Amir Haddad, com uma programação de 13 dias com mostras dos espetáculos que dirigiu nas últimas décadas. Ao longo da carreira, também foi diretor dos teatros João Caetano e Carlos Gomes.

Rolezinho Carioca faz um tour no Museu Nacional e no IHGB

Porta de entrada de visitantes e estrangeiros no Brasil, preferência entre boa parte dos turistas nacionais, não há dúvida de que a cidade do Rio é inteira um cartão postal – repleto de belezas naturais, certo? Mas a cidade também oferece um cardápio que vai além disso. Já pensou em fazer um passeio científico ou mergulhar na história do Império do Brasil?

A equipe do Rolezinho Carioca fez isso. E apresenta nesta semana uma visita ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. Quase totalmente destruído por um incêndio, ele está de portas abertas outra vez. Não integralmente ainda, mas você vai ver que com partes bem interessantes para serem exploradas. O programa apresenta também o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o IHGB, fundado em 1838 e que tem um acervo curioso. Entre outras coisas, o museu guarda a espada de campanha do Duque de Caxias e a cadeira usada por D. Pedro II para presidir as sessões do próprio instituto, do qual era patrono. É ciência e memória na noite de sexta-feira (24/10), às 20h.

Resumo da Semana

Tudo o que foi discutido, aprovado e transformado em lei ao longo da semana legislativa para melhorar o dia a dia da cidade e a vida dos cariocas é sintetizado nesse nosso programa exibido aos sábados, às 16h20. Ele mostra de uma forma mais simples e objetiva o que tem sido destaque nas nossas sessões ordinárias e extraordinárias e nas interações dos vereadores durante as audiências, reuniões e debates públicos.

Por meio de uma linguagem mais ágil e moderna, o programa ajuda os espectadores a fazerem incursões, em poucos minutos, por tudo que foi notícia dentro do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara do Rio, e que auxilia no desenvolvimento da cidade. Além da TV aberta, no Canal 10.3, o programa e toda a nossa programação podem ser vistos no Youtube, no endereço: @tvcamarario, e no site: tv.camara.rio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *