21 de setembro de 2025
Câmara do RioCâmarasNotíciasPolítica

Reportagem especial celebra os 80 anos da Feira de São Cristóvão

 

Era em uma rodoviária improvisada no entorno do Campo de São Cristóvão que desembarcavam os migrantes que deixavam o Nordeste brasileiro, em busca de novos sonhos e oportunidades, na então Capital Federal. Na mala, os poucos pertences. O que tinham de montão era a bagagem cultural e o apego às tradições. Além da saudade das terras natais.

Não demorou muito para que a região se transformasse num ponto de encontro, de proximidade e de identificação entre co-conterrâneos. Até que se transformou no que é hoje um dos maiores patrimônios culturais da cidade. Cheio de cheiros, sabores, artesanato, literatura regional, danças, celebrações, música e manifestações folclóricas.

No coração do Rio de Janeiro pulsa um pedaço do Nordeste. A popular feira de São Cristóvão, oficialmente Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, chegou aos 80 anos e será celebrada na Reportagem Especial que vai ao ar na próxima quarta-feira (14/09), às 20h.

Vamos mergulhar nesse universo que há oito décadas reúne cariocas e turistas. Da venda de comidas e produtos típicos ao tradicional forró pé de serra, passando pelo repente e a embolada, nossa equipe mostra quase tudo o que acontece por lá, dia e noite. Quase porque tudo mesmo o que a feira tem seria, praticamente, impossível.

Toda a programação da emissora pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques da semana: 


O Meu Lugar: Vila Valqueire

Ele é um dos bairros da cidade com nomes curiosos envoltos em muita especulação sobre a origem deles. Vila Valqueire seria uma demonstração de criatividade ou obedece a alguma lógica? É uma das coisas que o espectador vai ficar sabendo ao acompanhar o próximo episódio de O Meu Lugar que será exibido nesta segunda-feira (22/09).

O bairro, que compõem a recém denominada Zona Sudoeste, é o 44° visitado por nossas equipes, que circulam pela cidade em busca de histórias, fatos pitorescos, personagens e personalidades dos lugares que formam o Rio de Janeiro.

Vila Valqueire foi o cantinho escolhido pela lendária porta-bandeira Selminha Sorriso, um dos símbolos do Carnaval brasileiro, para viver. De lá, a atleta olímpica de handebol Tamires Morena saiu para ganhar o mundo e ser a única atleta brasileira da modalidade a receber o Diploma Mundial de Fair Play na categoria “Pierre de Coubertin – Ato de Fair Play”, por um ato heroico durante as Olimpíadas de Paris de 2024.

Mas o programa tem muito mais! Vamos mostrar um projeto que une arte com solidariedade. E mais: você sabia que o bairro tem um clube que já teve Ronaldo Fenômeno como jogador? Não perca O Meu Lugar Vila Valqueire.


Especialistas discutem o aumento dos casos de tuberculose

A tuberculose segue como um dos maiores desafios de saúde pública no Rio de Janeiro. Uma doença antiga, mas que ainda avança em pleno Século XXI. Só neste ano, até agosto, mais de 5 mil pessoas foram diagnosticadas na cidade. E a Zona Oeste concentra a maior parte dos registros. Por que, apesar de o tratamento ser gratuito e a doença ter cura, nós ainda acompanhamos esse crescimento tão grande e constante?

Vamos bater um papo com a doutora Ana Paula Santos, professora adjunta de Pneumologia da Faculdade de Medicina da UERJ e médica pesquisadora do complexo hospitalar da UFRJ e com Larissa Terrezo, superintendente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, em mais uma edição do Câmara Rio Debate.

O programa tem ainda a participação do pesquisador Roberto Martins de Souza, autor do livro “A tuberculose e suas representações na sociedade”, obra que trata do estigma que um paciente com a doença ainda enfrenta. Nosso novo episódio vai ao ar na terça-feira (23/09), às 20h.

Câmara Rio Entrevista: tem pagode com Tia Gessy 

Bastou um convite para conhecer uma gafieira e foi amor à primeira vista. A convidada do Câmara Rio Entrevista desta quinta-feira (25/09) mergulhou no ritmo e virou sucesso absoluto. Diferente dos sambas tradicionais, a versão daquele criado por Tia Gessy era informal. A empreendedora encontrou um quintal com chão de barro e um pequeno comércio no Cachambi, na Zona Norte da cidade, e assim nasceu um dos pagodes mais festejados da cidade. Inicialmente os encontros eram às sextas-feiras, com o tempo entraram para o calendário aos domingos.

Cercado por árvores e boa energia, o espaço virou ponto tradicional ainda nos anos 70, reunindo nomes como Almir Guineto, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra e revelando talentos como Xande de Pilares. Mas a vida de Tia Gessy não é feita só de conquistas. Na conversa com a repórter Simone Braga ela resume a trajetória, desde a saída de Macaé, aos 12 anos de idade, para trabalhar como babá. Uma jornada longa e dura, que tem firmeza, coragem e fé. Confira.

Rolezinho Carioca faz tour pelas barbearias do Rio

O Rolezinho Carioca da próxima sexta-feira (26/09) vai chegar no estilo. Se de um lado, a cidade observa a expansão e consolidação de unidades padronizadas de franquias que oferecem serviços e experiências modernizadas aos clientes, do outro, um número ainda significativo de barbearias mantém os pés fincados na tradição, com algumas poucas atualizações.

Enquanto umas servem cerveja e uma dezena de opções de cortes e tratamentos para os frequentadores, as outras vendem o charme dos salões com cadeiras antigas, funcionários com trajes quase formais e técnicas mais difíceis de encontrar, na atualidade, para dar um trato no cabelo e na barba.

Com tanta evolução, até no que diz respeito a utensílios e equipamentos, como é o dia a dia dos espaços que cuidam da estética dos homens da cidade? A que modismos eles estão aderindo ou que novos movimentos podem estar surgindo? E será que as barbearias ainda cumprem a função de espaços para discussões e atualizações das notícias cotidianas, como faziam historicamente? A gente tenta responder a tudo isso, nesse episódio.

Resumo da Semana

Tudo o que foi discutido, aprovado e transformado em lei ao longo da semana legislativa para melhorar o dia a dia da cidade e a vida dos cariocas é sintetizado neste nosso programa exibido aos sábados, às 16h20. Que mostra de uma forma mais simples e objetiva o que tem sido destaque nas nossas sessões ordinárias e extraordinárias e nas interações dos vereadores durante as audiências, reuniões e debates públicos. Por meio de uma linguagem mais ágil e moderna, o programa ajuda os espectadores a fazerem incursões, em poucos minutos, por tudo que foi notícia dentro do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara do Rio, e que interfere no desenvolvimento da cidade. Além da TV aberta, nosso programa é exibido simultaneamente no Youtube da Rio de Câmara, no endereço @tvcamarario e no site tv.camara.rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *