Quissamã: Exposição de quadros alerta sobre importância do cuidado com a saúde mental no “Janeiro Branco”

O Programa de Saúde Mental de Quissamã inaugurou na parte da tarde desta quarta-feira (25), uma exposição com aproximadamente 100 quadros pintados pelos usuários. As telas ficarão expostas até a próxima sexta-feira (27), com o intuito de chamar atenção para o Janeiro Branco, mês que tem como objetivo principal, alertar para as questões e necessidades relacionadas tanto à saúde mental, quanto emocional.

Em 2023 o tema escolhido para a campanha foi: A VIDA PEDE EQUILÍBRIO! Saúde mental diz respeito à capacidade de uma pessoa para equilibrar e gerenciar suas emoções. O primeiro mês do ano reforça a importância da conscientização a respeito dessas questões. “Se a pessoa perceber que algo não está indo bem psicologicamente, ela deve procurar ajuda profissional”, declarou o coordenador do Programa Saúde Mental, Danilo Melchiades.

Entre os cuidados que as pessoas podem adotar para manter a qualidade de vida e promover momentos de lazer, estão: optar por uma alimentação saudável, ter boa noite de sono, fazer exercícios, incluindo atividades que proporcionem bem-estar, como caminhadas regulares, valorizar momentos com pessoas queridas, relaxar, descansar, pintar, entre tantos outros. Márcio Estulano, usuário do sistema, pintou diversas telas e sente-se realizado ao poder mostrá-las para quem entra na Prefeitura.

“Visamos elevar a autoestima, incentivá-los para que participem da oficina, alcançando reconhecimento e tendo a devida valorização pelo trabalho terapêutico elaborado por eles”, afirmou Mara Pereira, Terapeuta Ocupacional do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Vale ressaltar que os produtos são exclusivos e confeccionados pelos usuários do CAPS com material reciclável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.