Quintino e Cascadura ganham reforço no abastecimento de água
Obras da Águas do Rio na Zona Norte beneficiam mais de 5 mil moradores e incluem a implantação de bomba e de cerca de 1,4 quilômetro de novas redes
Mais de 5 mil moradores de Quintino e Cascadura, bairros vizinhos na Zona Norte do Rio, começaram a sentir os efeitos das recentes melhorias implantadas pela Águas do Rio para reforçar o abastecimento na região. As intervenções, que aumentam a pressão da rede, têm trazido mais regularidade ao fornecimento de água em áreas que conviviam há décadas com os impactos do crescimento urbano acelerado e da alta concentração populacional.
Separados apenas pelos limites entre ruas e avenidas, os dois bairros compartilham uma trajetória semelhante e agora também os benefícios de uma infraestrutura mais robusta. Em Quintino, a concessionária do grupo Aegea implantou uma nova estação elevatória na rua Amália e incluiu a instalação de um sistema de bombeamento, conhecido como booster, responsável por elevar a pressão da rede de distribuição e garantir que a água chegue com mais força e regularidade às residências de ruas íngremes ou nas chamadas pontas de rede. A estrutura também atende a Rua Ouro Preto e outras vias da região, beneficiando mais de 3,6 mil pessoas.
Álvaro Rabello, de 58 anos, morador da Rua Ouro Preto, relembra que chegou a ficar 15 dias sem água e que a família precisou armazenar o recurso para conseguir tomar banho. Segundo ele, após a conclusão do serviço, a água passou a chegar com uma pressão jamais vista.
“O abastecimento era muito irregular. A água chegava só de vez em quando, e isso impactava bastante a nossa rotina. Aqui na rua existe um lar de idosos, e era muito difícil manter o atendimento aos pacientes. Agora, a realidade é outra: o fornecimento está regular, e a água chega com força à minha casa”, contou.
Já em Cascadura, as intervenções ocorreram nas ruas Palatinado, Eufrásio Correia, Tomaz Alves e Travessa Goiás, com foco no reforço da distribuição para cerca de 1,4 mil moradores. A iniciativa incluiu a implantação de 1.440 metros de novas tubulações e a interligação das redes existentes, utilizando materiais mais modernos e resistentes para ampliar a eficiência e a durabilidade do sistema.
Moradora da Rua Palatinado há dois anos e meio, Eliane Cristina da Rocha conta que, antes da obra, a falta de água fazia parte do cotidiano da família.
“Teve uma época em que ficamos dois dias sem cair água. Tenho três filhas e cinco netos, então era muito difícil. A gente precisava comprar galão para conseguir sobreviver, porque não caía nenhuma gota. Agora está vindo com mais força e não estamos mais tendo problemas”, disse.
Impacto também no comércio
Quem também percebeu a mudança foi a comerciante Juliana Pereira, moradora de Cascadura há quatro anos. Ela afirma que a melhora no abastecimento trouxe impactos positivos até para o funcionamento do comércio local.
“Hoje a água está maravilhosa, com um fluxo muito bom. Isso ajuda muito no comércio e na nossa rotina. Durante a obra, as equipes também sempre foram muito atenciosas, orientando os moradores e esclarecendo dúvidas”, afirma.
Coordenador de Serviços da Águas do Rio, Adam Mesquita de Sousa explicou que cada região possui características e desafios específicos. Por isso, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa de cada cenário antes de definir a melhor solução.
“Em Quintino, a instalação do booster permitiu levar mais pressão para áreas elevadas que enfrentavam dificuldades no abastecimento. Já em Cascadura, as interligações e a implantação de novas tubulações reforçaram a distribuição de água para centenas de famílias. Nosso objetivo é garantir que a água chegue com regularidade e qualidade à população, promovendo melhorias que impactam diretamente na rotina dos moradores”, explicou Adam.
Investimentos chegam a R$ 6,3 bilhões
Desde o início da concessão, em 2021, a Águas do Rio realiza investimentos contínuos para melhorar a distribuição de água e a coleta e o tratamento de esgoto em parte da capital e nos outros 26 municípios atendidos.
Até o momento, a empresa já investiu R$ 6,3 bilhões, beneficiou 3,5 milhões de pessoas com obras de melhoria e implantou ou substituiu 1,8 mil quilômetros de redes de água.

